ATIVIDADE DE PSICOPEDAGOGIA DA LINGUAGEM
Por: Enildo Rodrigues • 3/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 720 Palavras (3 Páginas) • 788 Visualizações
ATIVIDADE DE PSICOPEDAGOGIA DA LINGUAGEM
1 – Considerando o estudo, desenvolva a afirmação: “A linguagem é uma faculdade exclusiva do homem.”
A linguagem é uma das características humanas mais distintivas porque o homem é o único ser vivo que faz uso desde tipo de comunicação em ambiente natural. Por esse motivo, popularmente e na tradição das ciências humanas e sociais, a linguagem foi retirada do campo da Biologia. Ser capaz de, por meio de um número restrito de símbolos e sons articulados, produzir uma quantidade infinita de significados, dos mais concretos aos mais abstratos, que podem ser compreendidos por outra pessoa, parece uma habilidade admirável.
2 – Em sala de aula foi visto a relação da psicopedagogia com a psicologia e a interação com a linguagem. Diante do exposto sintetize o seu entendimento sobre essa relação.
Psicopedagogia, psicologia e a linguagem vêm contribuir de forma bastante significativa nas terapias de aprendizagem, pois através da linguagem seja esta escrita ou lida, é possível perceber déficit de aprendizagem que podem ser superados com reais situações de intervenção. Para tanto se faz necessário que o Psicopedagogo conheça a linguagem com os aspectos na leitura e escrita de forma ampla e contextualizado em teorias do conhecimento que possam mobilizar suas ações no processo de diagnóstico e/ou intervenção com o sujeito.
3 – Leia o artigo de Maria Alice sobre os transtornos de linguagem, e faça um comentário sobre o que você entendeu.
A escola, família e sociedade são responsáveis não só pela transmissão de conhecimentos, valores, cultura e más também pela formação da personalidade social dos indivíduos.
As dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu entorno, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social.
Portanto a Aprendizagem é um processo que se realiza no interior do indivíduo e se manifesta por uma mudança de comportamento relativamente permanente.
4 – De acordo com o que foi visto na aula. Qual o seu entendimento sobre o que é o objeto de estudo da psicopedagogia?
A definição do objeto de estudo da psicopedagogia passou por fases distintas. O objeto de estudo é entendido de várias formas; primeiro, era o sujeito que não podia aprender; segundo o fato do sujeito não aprender é concebido e carregado de significados que explicam o seu não aprender. A partir dessa perspectiva a evolução desta área de estudo passou a entender que o objeto de estudo é sempre o sujeito em processo de aprendizagem.
5 – Falamos de três tipos de linguagem. Qual o tipo de linguagem mais usada por você?
A linguagem que mais uso é a linguagem verbal onde faço uso de palavras para comunicar algo.
6 – Segundo Peirce, em sua segunda tricotomia os signos possuem duas denominações: ícones, índice ou símbolo. Fale de cada uma delas.
A 2ª TRICOTOMIA (signo em relação ao objeto dinâmico): organiza os signos conforme a relação entre ele e o objeto que ele substitui.
- O ícone, de forma semelhante ao quali-signo, representa uma parte da semiose em que se destacam alguns aspectos qualitativos do objeto. O ícone é o resultado da relação de semelhança ou analogia entre o signo e o objeto que ele substitui.
Ex.: um retrato ou uma caricatura são semelhantes aos objetos que eles substituem; eles são signos icônicos. - O índice, assim como o sin-signo, resulta de uma singularização. Um signo indicial é o resultado de uma a relação por associação ou referência. A categoria indicial se evidencia pelo vestígio, pelos indícios.
Ex.: rastros de pneus, pegadas ou cheiro de fumaça não se parecem com os objetos que eles substituem (pneus, animais ou a fumaça), mas nós associamos uns aos outros, respectivamente; são exemplos de signos indiciais. - O símbolo resulta, tal como o legi-signo, da convenção. A relação entre o signo e o objeto que ele representa é arbitrária, legitimada por regras.
Ex.: a pomba branca é símbolo de paz, um retângulo verde com um losango amarelo, círculo azul e estrelas é um dos símbolos do Brasil, mas em nenhum des-ses casos há relação de semelhança ou de associação singular; trata-se de regras, leis convenções.
...