ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA
Por: dgonka • 28/3/2017 • Trabalho acadêmico • 913 Palavras (4 Páginas) • 2.932 Visualizações
ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA
PORTFÓLIO 1-
Acadêmica: Kátia Andréia de Arruda Gomes 053.9940
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet.
Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva
e a Lei 13. 146/15, e responda as questões abaixo.
Resenha do filme disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-t
[pic 1]
Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4
1- Faça uma analise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Qual é o perfil do professor de artes, ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6? (2,0)
A escola utilizava de uma metodologia voltada apenas para a aprendizagem da leitura e escrita exclusivamente, sendo alfabetizados a qualquer custo, sem levar em consideração os problemas enfrentados pelos alunos, era considerada uma escola tradicionalista. Já o professor, utilizava de uma metodologia que respeitava as limitações do seu aluno, este professor foi capaz de perceber que seu aluno Ishan tinha dislexia e que os demais professores não eram capacitados para lidar com o mesmo, ele buscou meios para auxiliar seu aluno, acreditou que ele era capaz mesmo com suas limitações, lutou contra os princípios da escola que acreditava que o aluno possuía problemas comportamentais, e obteve resultados positivos, adequando suas atividades de acordo com as necessidades deste aluno e obteve resultados satisfatórios. Diante deste resultado a escola buscou rever seus conceitos e percebeu que as técnicas utilizadas pelo professor de artes deram certo.
2-Comente quais são os direitos que a família poderia recorrer para garantir a educação do filho e descreva quais são os sentimentos da família diante da situação de inclusão do filho? (aulas 3, 4 e 7 (Filme) (1,5)
Toda a criança tem direito a educação. Ishann era um garoto que tinha dislexia, mas apesar de suas dificuldades o mesmo possuía algumas habilidades como a pintura, este aluno foi recebido em uma escola de ensino regular tradicionalista, que o via como um menino mal criado, quando na verdade o mesmo necessitava de um atendimento especializado, sua família não tinha conhecimento do seu problema, e quando soube do mesmo, houve certa resistência da família, quando poderia exigir e procurar ajuda especializada com profissionais capacitados para atender as necessidades pedagógicas deste aluno.
Os pais de Ishann acreditava que o mesmo não tinha interesse em aprender e queria contraria-los, não possuíam paciência e nunca tentaram entender o que realmente acontecia com seu filho, graças ao professor de artes o menino passou a ser visto de outra maneira, o educador percebeu em seu aluno suas habilidades e decidiu ajuda-lo mesmo que o diretor não acreditasse nesta proposta. O professor tinha um novo desafio de ajudar seu aluno, adequando suas propostas pedagógicas de acordo com as necessidades do mesmo, ele sabia que não seria fácil, mas era possível. Após o árduo trabalho do educador os resultados foram positivos e a família percebeu que seu filho era capaz de aprender mesmo com suas dificuldades, até mesmo a escola desacreditou no trabalho do professor e no potencial do seu aluno, por fim perceberam que ele era capaz de aprender e que os professores deveriam estar preparados para estes desafios.
3-Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências (aula 4), e escreva a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva. (1,5)
Educação Especial é uma modalidade de ensino que tem como principal objetivo o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com necessidades especiais e que abrange os diferentes níveis do sistema de ensino. Este sistema garante adaptar as metodologias de ensino de acordo com as necessidades educacionais.
...