ATIVIDADE ESTRUTURADA ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Por: Lilian Gomes • 18/4/2019 • Trabalho acadêmico • 884 Palavras (4 Páginas) • 379 Visualizações
[pic 1]
- INTRODUÇÃO:
Em que planeta nós estamos vivendo? Como temos cuidado daquilo que nos sustenta? Como temos cuidado do nosso futuro e do maior patrimônio de nossos filhos?
Estamos vivendo sérios problemas socioambientais, e devemos nos conscientizar e abrir os olhos para nossa realidade. É necessário chamar a atenção para um dos maiores problemas que encontramos em nossa sociedade: falta de preservação do meio ambiente! Através do conhecimento adquirido da importância da preservação do meio ambiente e consumo consciente, chegaremos então ao fim de tantos problemas socioambientais!
- DESENVOLVIMENTO:
Não é novidade que vivemos sérios problemas socioambientais. Ouvimos e vemos isso há muito tempo, mas o que temos feito para mudar essa realidade?
Vemos há muito tempo crianças serem ensinadas pelos seus pais e responsáveis que está “tudo bem” jogar um papel de bala no chão da rua. Sabemos que a maioria das crianças imita o que elas observam os adultos fazendo! Quais exemplos temos dado para nossas crianças? Quais exemplos temos dado para os futuros adultos?
Paramos para observar o exemplo do papel de bala, nesse caso seria somente um papel, mas imagine se todos as crianças desse mundo jogassem 1 papel de bala no chão, como estaríamos?
Outro ponto a ser observado com bastante atenção é o consumo consciente! O documentário “A História das Coisas” chama bastante atenção para isso. Somos uma sociedade consumista, e nossas crianças estão sendo ensinadas da mesma forma, através dos comercias de TV, anúncios e lançamentos de brinquedos novos, aparelhos tecnológicos de última geração, etc...
Não precisamos ir muito longe para observar as crianças se tornarem consumistas quando ainda estão aprendendo a falar. Hoje é comum vermos mães, pais, responsáveis entregarem aparelhos eletrônicos, como smartphones, tablets, videogames portáteis, de forma precoce! Crianças andam com esses aparelhos antes mesmo de aprender a pronunciar as primeiras palavras, muitas vezes para que os pais tenham mais tempo para também mexer em seus aparelhos. E com isso as crianças crescem assistindo comerciais e anúncios de produtos novos e de última geração o tempo inteiro, pedem para seus pais, que por sua vez para agradarem seus filhos, compram. E as crianças que não quase não brincam, porque estão sempre ligadas aos aparelhos eletrônicos, enjoam dos brinquedos, e pedem brinquedos que acabaram de serem lançados e que estão anunciando, e mais uma vez os seus pais compram. Assim é gerado um círculo vicioso, quando o consumo é alto, as pessoas acumulam coisas, e por isso se desfazem o tempo todo de muitas coisas, gerando mais lixos, mais poluição e com isso mais consumo, mais lixo, mais poluição, e assim por diante...
Então através desse exemplo percebemos como é prejudicial o consumo desenfreado, crianças perdem a infância real e vive uma infância virtual, pais perdem o relacionamento com seus filhos e familiares por estarem trabalhando demais para pagar tudo que consomem, ou por estarem descansando em seus aparelhos eletrônicos. E tudo isso prejudica o nosso meio ambiente, o nosso planeta, por consequência a nossa saúde, a nossa vida, e principalmente destruímos o futuro dos nossos filhos.
Como o Antropólogo Edward Tylor definiu, em seu trabalho Primitive Culture, de 1871, a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade. Ou seja, a cultura é o modo de vida de uma sociedade.
Segundo a Antropóloga Ruth Benedict, a cultura é como a lente, através do qual o homem vê o mundo.
Aprendemos que a cultura é passada de geração para geração, então me pergunto qual é a lente que as nossas crianças, os nossos filhos, tem visto o mundo?
Será que não estamos passando uma cultura errônea para os mais novos, em relação ao cuidado com o meio ambiente, com a preservação ambiental. Que exemplo temos dado, e o que estamos ensinando para os mais novos?
- CONCLUSÃO:
É na infância que é formado o caráter e a personalidade da criança. Então percebemos através desse texto a importância de uma educação ambiental correta. Percebemos a importância de ser ensinado desde pequeno, principalmente enfatizado no dia a dia escolar, a preservação ambiental.
...