ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Por: Tiago1022 • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.957 Palavras (8 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LETÍCIA SANTANA
MELISSA DE S. SANTOS
TIAGO SANTOS
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
LIVRO VIVO
“LIVRO SENSORIAL”
SANTANA DE PARNAÍBA – SP
2018
LETÍCIA SANTANA – T2093C-7[pic 3]
MELISSA DE S. SANTOS – N14511-0
TIAGO SANTOS – D5058F-5
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
LIVRO VIVO
“LIVRO SENSORIAL”
Trabalho de APS apresentado ao curso de Pedagogia, da Universidade Paulista, como requisito parcial a obtenção de nota final da matéria.
Orientadora: Professora Lisiene Navarro.
SANTANA DE PARNAÍBA – SP
2018
[pic 4][pic 5]
“Só vou desistir, abortar minha missão, quando a educação aqui virar ostentação. ”
INQUÉRITO, Renan.
RESUMO[pic 6][pic 7]
A leitura é o despertar para o desenvolvimento da aprendizagem nos primeiros anos de vida de uma criança. É, nesse despertar que a criança ira sentir o gosto pela literatura. Nesta fase onde tudo é sentimento, tudo é sensação, a criança que é apresentada a leitura do livro vivo sensorial, jamais esquece do prazer com a interação que ela terá com o livro. Sentir as texturas dos animais é o que desperta o interesse da criança na história e incentiva a leitura das imagens e o livro vivo traz isso para a criança. Esse trabalho se refere ao livro vivo com o tema de animais que foi confeccionado, para crianças de 0 a 2 anos, mostrando que por incentivo podemos trazer a leitura desde de cedo para as crianças, de forma divertida, que ela interage com o livro, através das sensações que ele irá proporcionar para a criança. Com alguns materiais, foi confeccionado um livro vivo, que ao decorrer da história, traz sensações para as crianças, como os pelos dos animais, os espinhos de um porco-espinho e outros diversos animais.
Palavras-chave: Sensação, leitura, desenvolvimento.
SUMÁRIO[pic 8]
INTRODUÇÃO 6
1. O LIVRO VIVO 7
1.2 O LIVRO VIVO SENSORIAL. 7
2.0 O LIVRO DOS ANIMAIS 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
BIBLIOGRAFIA 11
APÊNDICE 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema o livro vivo sensorial, podendo ser confeccionado em casa. Ele auxilia no desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos, contribuindo com coordenação motora grossa, movimentos de intencionalidades, imaginação e muitos outros.
Em momentos é questionado se uma criança de 0 a 2 anos consegue aprender e entender um livro vivo, e muitos o acham irrelevante.
O livro vivo é importante para crianças, em um artigo do Jean Perot, ele diz que quanto, mais precoce for apresentado o livro a criança, mais possibilidades ela terá de ser uma leitora voraz. O livro vivo sensorial apresenta uma atividade motora a ser cumprida pela criança. Ao manusear o livro e realizar as atividades desencadeia nela sensações e sentimentos por meio das experiências com novas texturas e cores, algo que ela já mais encontraria ou sentiria se estivesse na frente da TV.
Com este trabalho nós queremos mostrar o quanto o livro vivo é rico de novos sentimentos, sensações e experiências, sentimentos esses que só são capazes de sentir quem abre o livro pela primeira vez.
As carências e dificuldades de leitura das crianças não podem ser somente explicadas através de referências sistemáticas ao ambiente social, até porque são consequências de uma disfunção afetiva dentro do seio da própria família que não introduz nessa criança o habito de leitura. Vemos que desde de cedo o livro deve ser apresentado de maneira que facilite e traga uma interação com a criança, reforçando isso com os "livros-vivos", que devem ser levados em conta como parte das estratégias para atrair os não-leitores, pois sua aparência de brinquedo fornecem-lhes a qualidade de presente e de distração, tirando-os do contexto das obrigações e dos trabalhos escolares e, aparentemente, isso irá oferecer um alívio para o cansativo jogo de integração cultural.
Foi utilizado como base um artigo e uma publicação. O primeiro foi: “os livros-vivos franceses: um novo paraíso cultural para nossos amiguinhos os leitores infantis.”. Publicado no ano de 1998 pelo professor PHD da Universidade de Paris – Jean Perrot. O segundo, foi uma publicação no Site Mamãe Plugada, pela economista Marrie Ometto. “Qual a importância das brincadeiras sensoriais na primeira infância”, publicada no ano de 2016.
Este livro vivo foi todo feito à mão, um trabalho artesanal utilizando-se de EVA, algodão, palitos de dente, madeiras e lascas de CD.
Nós, nos, apoiamos em Jean Piaget e Maria Montessori como teóricos, deu o direcionamento e base para que este trabalho fosse desenvolvido com sucesso e louvor.
- O LIVRO VIVO
O livro vivo é um livro que proporciona um ambiente de sensações e aprendizagem para as crianças que o abrem. Ele interage diretamente com a criança através de sensações e atividades diversas na qual ela só consegue encontrar nele. O livro vivo é um excelente auxiliar na atuação da aprendizagem dentro da educação infantil, podendo ele ter diversas temáticas com inúmeras abordagens didáticas diferentes: Ciência, língua portuguesa, matemática, estudo de inserção de uma segunda língua, e etc.
...