ATIVIDADES DE PRATICA PEDAGÓGICA
Por: UNIO • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.878 Palavras (8 Páginas) • 198 Visualizações
Introdução
A físico-química é de extrema importância para que se possa compreender as mais diversas reações que ocorrem, “mas quando se refere ao ensino de
ciências e em particular ao ensino de Química, observa-se que a construção de novas metodologias de ensino para promover a construção de forma ativa pelo aluno do seu próprio conhecimento por meio da investigação e pesquisa é restrita na área da química e explora-se minimamente a formação de um pensamento químico e de um pensamento voltado para visualização prática, o que propõe dificuldades dos alunos em construir modelos” (FRANCO NETO; SILVA, 2006). . Pensando-se em melhorar a forma como o conteúdo é trabalhado em sala de aula neste capitulo serão propostas oito atividades voltadas para a pratica e para o cotidiano com a finalidade de que assim os discentes possa ter um melhor rendimento escolar.
Atividade 1
Tema: Termoquímica: calor e processos químicos
Conteúdo: Entalpia e variação de entalpia.
Nome: “Esquenta ou esfria?”
Objetivo: Compreender as teorias e a variação da entalpia.
Justificativa: Entalpia é o conteúdo que interpreta os fenômenos térmico em termos de energia e calor. Esse assunto não é nada fácil de ser compreendido no ensino médio, pois a compreensão literal do mesmo requer que o aluno conheça o problema que lhe deu origem e o encaminhamento da solução, e isto só é trabalhado no ensino superior, ou seja, os alunos do ensino médio chegam a conhecer apenas o básico do assunto, o que resulta em uma memorização mecânica sem nenhuma aprendizagem significativa. Pensando nessa “deficiência” e num melhor desempenho acadêmico na vida futura do discente, foi que decidiu-se trabalhar o conteúdo de forma mais clara e criativa, vinculando o assunto a experiências comuns vividas no dia-a-dia, tal como: “Porque ao sairmos da piscina sentimos a sensação de frio?” Dessa forma ao estudar entalpia, o aluno criará suas próprias hipóteses chegando a respostas que lhe acompanharão no decorrer de sua vida acadêmica e pessoal.
Metodologia:
A atividade terá início com uma questão problema para que os alunos demostre seus conhecimentos prévios.
O que acontece ao esfregarmos algumas gotas de álcool na pele?
Os alunos farão a experiência como álcool em sala de aula e em seguida levantarão suas próprias hipóteses.
Em seguida, será feito uma experiência simples, somente com água em temperaturas diferentes onde os mesmos compreenderão melhor os processos de liberação e absorção de calor.
Por fim, o aluno irá desenvolver uma síntese a cerca do conteúdo.
Atividade 2
Tema: Reações nucleares
Conteúdo: O início da era nuclear ( a descoberta da radioatividade)/ Os efeitos das emissões radioativas
Objetivo: Compreender os benefícios e malefícios da radioatividade;
Identificar os efeitos das emissões radioativas.
Justificativa: A era nuclear teve início nos últimos anos do século XIX, com a descoberta dos primeiros fenômenos radioativos, e assustou a humanidade com as explosões de duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, já no final da Segunda Guerra Mundial.
Mediante o surgimento da radioatividade, começou uma nova fase da compreensão da matéria. O átomo, que até o final do século XIX era considerado indivisível, mostrou-se ser formado por partículas ainda menores. Atingiu-se o próprio núcleo dos átomos, conseguindo-se transformar um elemento químico em outro(antigo sonho dos alquimistas).
As reações nucleares dão origem à forma mais rica de energia que conseguimos obter, possibilitando a construção de usinas elétricas, a propulsão porta-aviões e submarinos nucleares, etc.
Apesar dos muitos benefícios trazidos pelas reações nucleares, seu uso é sempre acompanhado de desconfiança, principalmente no tocante aos acidentes e ao descarte do lixo nuclear.
Metodologia: A atividade terá inicio com uma questão problema para que os alunos demostre seus conhecimentos prévios.
O que é radioatividade?
Logo após, será realizado uma sessão de vídeos a cerca do tema, para que os alunos levantem hipóteses. Em seguida, será feito um debate com a turma, seguido de um estudo dirigido com livros de história e recortes de jornais que abordem o tema para um melhor esclarecimento sobre o assunto, por fim os discentes foram equipes para apresentação de esquetes.
Atividade 3
Tema: Eletrólise
Conteúdo: Galvanização
Nome: “Nem tudo que reluz é ouro!”
Objetivo: Compreender o processo de eletrólise;
Identificar os tipos de galvanização
Justificativa: A galvanização, que também pode ser chamada de eletroformação, é todo processo de galvanoplastia, onde os metais são revestidos por outros metais mais nobres, isso, para proteger da corrosão ou para fins estéticos. Um exemplo comum de galvanoplastia são as bijuterias banhada a ouro.
A importância em trabalhar este o assunto em sala de aula, não está relacionada somente a ementa escolar, mas também ao fato de que muitas vezes o aluno possui objetos galvanizados, porém, não tem a menor noção de que processo é esse, tão pouco, como funciona. Assim, o conteúdo será trabalhado de forma teórica e prática para uma aprendizagem mais significativa na vida estudantil e pessoal do discente.
Metodologia: Inicialmente será dada uma questão problema para que o aluno demonstre seus conhecimentos prévios.
Como as joias são foliadas?
Logo após os alunos farão uma experiência onde será revestida uma chave para que eles possam levantar hipóteses. Em seguida haverá um discursão sobre o fenômeno que ocorreu com a chave, seguido pela realização de um estudo dirigido para maiores esclarecimentos. Por fim o aluno desenvolverá uma síntese acerca do conteúdo.
Atividade 4
Tema:
...