AUDITORIA EXTERNA CONTA FORNECEDORES
Por: Elisabete De Jesus • 20/11/2019 • Resenha • 1.304 Palavras (6 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
TABOÃO DA SERRA
2018
CARINA MELLO RAMOS[pic 6]
AUDITORIA EXTERNA
CONTA FORNECEDORES
Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Anhanguera Educacional.
Orientador: Prof(ª). Afonso
TABOÃO DA SERRA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 10
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11
7 REFÊRENCIAS ......................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Também conhecida como investigação de contas, ela controla uma organização do começo ao fim, auxiliando a administração da empresa a ter uma visão ampla dos fatos contábeis, operacionais, físicos e financeiros apresentados naquele período.
São usados diversos critérios para a avaliação do espaço de trabalho, a observância, as evidências, os testes, os argumentos e os funcionários em si, sempre havendo cautela nos questionamentos, nas idéias e nas críticas, afim de expor pontos negativos e positivos de uma empresa. Fraudes, erros, manipulações e omissões também são obrigações que um auditor deve analisar na sua gestão.
O parecer de um auditor influencia a empresa no mercado de trabalho, ela podendo ser vista de uma forma lícita, ilícita ou apenas precisando ser reajustada em alguns pontos.
A contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem a finalidade de controle, apuração de resultado e prestação de informações sobre o patrimonio da entidade. Com isso, se utiliza de técnicas que possibilitam o exercício pleno de suas atividades.
1.1 O PROBLEMA
O que é Análise Técnica da Auditoria externa e como se faz uma demonstração de uma conta credora de Fornecedores?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Este trabalho tem como objetivo principal dar maior entendimento quanto ao conceito da Auditoria e sobre do que se trata a Auditoria Externa nas Demonstrações Contábeis, estaremos mostrando uma visão geral dentro da normas brasileiras legais de constituição e verificação, buscando também mostrar a apuração de erros e fraudes como ferramenta de controle dos auditores.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Conceito e definição de Auditoria
- Auditoria Externa
- Conta Fornecedores
3 JUSTIFICATIVA
A auditoria é um plano estratégico de como deve ser supervisionada e dirigida uma empresa, dando um direcionamento aos seus colaboradores, bem como na correção de posicionamentos em geral, quanto á possíveis fraudes e irregularidades dentro do local de trabalho.
Um assunto importante de extrema relevância à sociedade, a auditoria em geral, é vista com muito respeito e serenidade perante as pessoas, um tema abrangente com muitos focos. Com os fatos acontecidos em nossa sociedade, prova-se que o País não está acostumado a viver de forma correta e honesta, a auditoria é uma das únicas formas de mudança no mundo.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Santos e Pagliato (2010) apontam alguns atributos necessários ao comportamento do profissional da auditoria, para que este execute sua função com maior eficácia possível.
Tato: É a capacidade de se evitar situações embaraçosas e de manter um clima de mútuo respeito e simpatia para com aqueles que estão sendo auditados. Discrição: O auditor deve restringir comentários e observações sobre dados coletados e avaliações formuladas àqueles que, por força de cargo ou função exercida, têm a necessidade de conhecer resultados ou acompanhar os trabalhos de auditoria em curso. Expressão escrita e verbal: É de fundamental importância que o auditor saiba se comunicar de forma clara, concisa e correta. Uma apresentação mal feita, seja verbal ou escrita, pode por a perder um excelente trabalho de auditoria (SANTOS; PAGLIATO, 2007, p. 17).
Dentre as técnicas contábeis, a auditoria assume um importante papel, pois é a que procura, segundo Franco e Marra (1989, p. 18):
Mensurar a adequação e confiabilidade dos registros e das demonstrações contábeis... e, que consiste no exame de documentos, livros e registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, obedecendo a normas apropriadas de procedimento, objetivando verificar se as demonstrações contábeis representam adequadamente a situação nelas demonstrada, de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos, aplicados de maneira uniforme.
Segundo Attie (1998, p. 31):
O objetivo do exame normal de auditoria das demonstrações financeiras é expressar uma opinião sobre a propriedade das mesmas, e assegurar que elas representem adequadamente a posição patrimonial e financeira, o resultado de suas operações e as origens e aplicações de recursos correspondentes aos períodos em exame, de acordo com os princípios de contabilidade aplicados com uniformidade durante os períodos [...]. Dessa forma, o objetivo principal da auditoria pode ser descrito, em linha gerais, como sendo o processo pelo qual o auditor se certifica da veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela companhia auditada. Em seu exame, o auditor, por um lado, utiliza os critérios e procedimentos que lhe traduzem provas que assegurem a efetividade dos valores apostos nas demonstrações financeiras e, por outro lado, cerca-se dos procedimentos que lhe permitem assegurar a inexistência de valores ou fatos não constantes das demonstrações financeiras que sejam necessários para seu bom desempenho.
...