Abordagens de Ensino e Aprendizagem
Por: Cidinha Fernandes • 7/11/2015 • Trabalho acadêmico • 306 Palavras (2 Páginas) • 504 Visualizações
Curso: Organização do Trabalho Docente
Disciplina: Unidade II - Abordagens de Ensino e Aprendizagem
Nesse caso não foi aplicado nenhum ensino. Mafalda não teve nenhuma participação no trabalho realizado e o professor fez tudo sozinho não deixou Mafalda participar da construção do trabalho e o resultado final a deixou muito brava e triste. O professor agiu muito mal, ele deveria transmitir seu conhecimento, mas deixar que Mafalda realizasse do jeito dela, assim ela ia ter sua própria experiência e usar sua criatividade errando e reinventando tudo que a cerca no mundo a seu redor, adquirindo novos conhecimentos e aprendizagem.
Se seguirmos o exemplo da tirinha estaremos trabalhando com a abordagem tradicional em que os alunos têm apenas a função de receber, memorizar e reproduzir os ensinamentos transmitidos pelo professor. O aluno não tem participação nenhuma e a preocupação do professor se dá somente pela transmissão de conteúdos.
Eu como futura educadora escolheria trabalhar com a abordagem construtivista. Porque meus alunos iriam aprender fazendo, elaborando seu próprio conhecimento. É dando oportunidade para eles fazerem que vão conhecer o objeto e transformá-lo reinventando e criando. A experiência da participação é única na vida dos alunos. O professor tem a responsabilidade de oferecer aos alunos situações de desafios, análise e raciocínios como jogos, trabalhos em grupos etc... Assim as aprendizagens serão assimiladas com a que já aprenderam provocando uma reestruturação do conhecimento.
Eu como futura educadora escolheria trabalhar com a abordagem construtivista. Porque meus alunos iriam aprender fazendo, elaborando seu próprio conhecimento. É dando oportunidade para eles fazerem que vão conhecer o objeto e transformá-lo reinventando e criando. A experiência da participação é única na vida dos alunos. O professor tem a responsabilidade de oferecer aos alunos situações de desafios, análise e raciocínios como jogos, trabalhos em grupos etc... Assim as aprendizagens serão assimiladas com a que já aprenderam provocando uma reestruturação do conhecimento
...