Abordagens de Ensino e Aprendizagem APII
Por: jacobvalen • 13/3/2016 • Dissertação • 394 Palavras (2 Páginas) • 497 Visualizações
Analise e reflexão do tema proposto no enunciado APII
1) Analisando a “tirinha” ilustrada no enunciado da atividade, compreendi que a abordagem utilizada pelo professor, foi a Abordagem Tradicional, já que se tratou de uma pratica educacional onde foi transmitida de forma sistematizada, não havendo a interação do aluno no processo, tendo como objetivo a reprodução do que foi transmitido, como um ser passivo com a função de receber, memorizar e reproduzir.
Como já citado, Mafalda como aluna, teve uma atitude passiva, contribuindo somente como expectador objetivando a reprodução dos ensinos transmitidos. Mafalda se frustrou com a objetividade do professor em anunciar o resultado de tal tarefa.
O professor por sua vez como já citado, se utilizando da abordagem tradicional, se manteve na didática de dar a lição, transmitindo seu conhecimento e exemplificando sem estimular autoria ou descoberta do aprendizado pelo aluno.
Ao trabalhar com este conteúdo proposto na “tirinha”, utilizaria da abordagem construtivista, visando á construção de um ambiente de interação professor aluno, estimulando a autodescoberta, elaborando seu próprio conhecimento e valorizando o ensaio e o erro. Afirmo que a abordagem construtivista seria minha escolha pessoal, pois além dos aspectos positivos já citados, acredito da escola nova, com didáticas interativas, desafiadoras e estimulantes.
2) Com relação ao tema “Professor na era digital”, julgo que os professores estão trabalhando com uma tecnologia facilitadora de ensino e desenvolvimento humano, havendo a possibilidade de diversas abordagens, demonstrações, aplicações e avaliações. Para isso acredito que assim como proposto no vídeo sugerido no enunciado, os professores não deveriam subutilizar a tecnologia utilizando didáticas não adaptadas e ensinos não atualizados.
Conforme as palavras ditas pelo Educador Nilbo Nogueira, em entrevista produzida pela equipe do jornal Estado de São Paulo, não devemos “fazer o velho com o novo”, devemos aliar a didática ao saber fazer com tecnologia. Devemos utilizar a tecnologia assim como todos seus recursos, como som e imagem, explorando a autoria e descoberta do aluno, o construir, utilizando a leitura de imagem e interpretação.
Acredito que não se deve subtrair a pessoalidade do professor como provedor do ensino, mas aliar a tecnologia da educação que se desenvolve a cada dia. Para isso o professor precisa converter o conteúdo didático em tecnologia aplicada ao ensino, priorizar sua preparação e capacitação para aplica-la com excelência.
Referências:
• - Materia téorico – UNICID-EAD – DIDÁTICA – Abordagens de Ensino e Aprendizagem
• - Entrevista Equipe Jornal Estado de são Paulo, You tube: https://www.youtube.com/watch?v=rCCfKaifsjg
...