Alfabetizar: Teoria e Prática
Por: Aline Bonifacio • 11/9/2016 • Artigo • 5.135 Palavras (21 Páginas) • 286 Visualizações
ALFABETIZAR: TEORIA E PRÁTICA
Aline da Silva Bonifácio
Professor-Tutor Externo Antônio Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso PED 0726 – Prática do Módulo III
05/06/2014
RESUMO
Um marco importante na vida de um cidadão é o processo de alfabetização e letramento. Um novo mundo abre-se, juntamente com novas possibilidades, porém tal tarefa não é algo simples ao docente. A alfabetização ao professor é uma trajetória cheia de dúvidas: como saber qual a melhor forma para alfabetizar e letrar alguém? Como despertar o gosto pela leitura? O objetivo desse trabalho trata-se de ressaltar as questões de metodologia da alfabetização e quais são os desafios enfrentados pelo professor no dia a dia de uma sala de aula. O método utilizado neste artigo foi o dedutivo, através de pesquisas bibliográficas, artigos e sites voltados à área da educação.
Palavras-chave: Alfabetização. Dúvidas. Metodologia.
1 INTRODUÇÃO
Alfabetizar e letrar são processos diferentes, porém interligados. Mesmo sendo possível ensinar crianças e adultos a ler, nos deteremos no sentido da aprendizagem inicial durante a educação infantil.
Com o presente trabalho, temos por intenção apontar os desafios da docência diante de um processo tão importante na vida escolar e social, tais como a metodologia a ser trabalhada, o gosto pela leitura e quais os benefícios que tal atividade traz ao educando.
O grande foco trata-se de analisar qual o melhor caminho a ser adotado para o ensino da alfabetização, conhecer as limitações e como superar tais, no dia a dia de uma sala de aula.
2 ALFABETIZAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA
2.1 ALFABETIZAÇÃO
Existem diferentes teorias para explicar como uma criança aprende a ler – por associação, pelo construtivismo, pelo sociointeracionismo. Tais teorias embasam e influenciam na formação de professores e nos seus métodos de ensino, se adaptando as mudanças sociais ao passar dos anos.
...