Alfabetização científica no contexto das séries iniciais
Por: Simone Oliveira • 21/4/2022 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
Reflexão
“Bilinguismo e Biculturalismo “
O texto traz um problema social a social a identidade e como era e como é agora.
Ouve uma desvalorização da cultura e a falta de práticas pedagógicas e falta de planejamentos educacionais, desconstruindo os estereótipos.
Tem uma comparação e dúvidas como classificar, em qual tipo de abordagem deve ser utilizado em sala de aula.
Um trabalho bem realizado traz diversidade de recursos, envolvendo ele na cultura do país sempre respeitando e fazendo reflexões, redefinindo o modo que as escolas estão trabalhando com esses alunos, para que seja mais significativo, sempre observando e integrar esses alunos na sociedade, para desenvolver seus objetivos.
A única forma de comunicação, até mesmo a representação da linguagem de sinal foi o oralismo, isso causou um problema para a comunidade surda, pois a cultura estava sendo apagada, buscavam ensinar o surdo a oralizar, é claro que teve um fracasso, foi ai que começou a buscar por lugares para eles se expressar.
O fracasso se dá pela falta de formação para os educadores e gestores das escolas, falta recursos de apropriação da língua do surdo. Tem que deixar a oralidade em segundo plano.
Fica aparente que os ouvintes são grande maioria na sociedade, e a língua de sinais é minoria, causando desvantagem social, até mesmo exclusão.
Por fim este texto nos mostra como é difícil a realidade de uma pessoa surda na comunidade onde a maioria é ouvinte, onde o surdo além de falar a sua língua, tem que aprender outra, baseado na oralidade, existe uma grande dificuldade das escolas para que haja a inclusão desses alunos, o texto fala sobre a conscientização dessas barreiras que a educação enfrenta. Não é fácil, mais deve ser feito com muito respeito, compreensão e amor.
...