Análise do Livro Didático Projeto Prosa - história
Por: Lilliane Santos • 20/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 735 Visualizações
UFPI/CCE/DMTE
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA HISTÓRIA
PROFESSORA: VILMAR AIRES DOS SANTOS
ALUNA: LILLIANE SANTOS E SILVA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
LIVRO: Projeto Prosa História (Ensino Fundamental) – 4ºano
- Alves, Alexandre. Projeto Prosa: história: ensino fundamental, 4º ano / Alexandre Alves, Letícia Fagundes de Oliveira, Regina Nogueira Borella. 1. Ed. São Paulo: Saraiva,2008.
CRITÉRIOS
A análise do Livro didático Projeto Prosa História (Ensino Fundamental) 4ºano, seguirá os critérios listados abaixo:
- QUANTO A FORMA:
- Aparências e informações da capa.
- Tipo e qualidade do papel
- Qualidade das reproduções (letras)
- Quantidade e qualidade das ilustrações
- Informações sobre os sujeitos que contribuíram na sua confecção
- Forma pela qual os textos são apresentados (boxes, textos complementares, etc.)
- QUANTO AOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS
- Identificação da tendência historiográfica predominante
- Atualização da obra
- Leituras complementares
- Reflexão crítica do assunto apresentado
- Complexidade e explicitação dos conceitos
- QUANTO AOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS
- Concepção de educação e conhecimento expressa na obra
- Métodos de aprendizagem em consonância com a visão de educação
- As atividades que mobilizam os diversos aspectos cognitivos da aprendizagem: compreensão, análise, memorização, comparação, etc.
- As ilustrações e seu uso nas atividades da obra
- O autor do texto e o autor da parte pedagógica.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO PROJETO PROSA HISTÓRIA (ENSINO FUNDAMENTAL) – 4ºANO
- QUANTO A FORMA:
O livro se apresenta em tamanho padrão, com 142 páginas, encadernado em espiral transparente o que facilita o seu manuseio, suas folhas são no tamanho A4 e a capa é feita com papel couchê também no tamanho A4 e protegida por um plástico o que garante sua durabilidade. O livro traz em sua capa no canto superior esquerdo destacado o nome do projeto (projeto Prosa) e mais abaixo e centralizado o nome da disciplina – História. Além disso é possível se encontrar na capa o nome dos autores, a série a que se destina, e também traz a informação de que se enquadra na nova ortografia. Já no verso o livro apresenta as outras capas de outras disciplinas que também fazem parte do projeto PROSA (História, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia) e o significado do nome do mesmo (Pensar – Refletir – Organizar – Socializar – Ampliar), o que nos leva a pensar que o livro tem como principal objetivo fazer com que os alunos tenham pensamentos críticos sobre os conteúdos trabalhados. Outra coisa que também encontramos na capa traseira é um pequeno texto sobre cópias ilegais de livros.
Saindo da capa e indo para o interior do livro, pode-se observar que ele traz letras em tamanho grande, o que facilita a leitura do aluno, e vem com bastante ilustrações (num total de 150), sendo que cada unidade inicia com uma ilustração bem grande relacionada com o conteúdo ser será trabalhado na mesma. As demais ilustrações vêm em tamanhos menores nas páginas e sempre relacionadas com o texto, ou com a atividade que está sendo trabalhada. Os textos são todos pequenos e ao mesmo tempo contém as principais informações do assunto, possuem linguagem de fácil compreensão, e sempre que há uma informação a mais a ser dada elas vêm em uma caixa de texto destacada na lateral da página.
Sobre os autores:
Alexandre Alves:
Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP); Autor-colaborado de coleções didáticas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.
Letícia Fagundes de Oliveira:
Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP); Autora-colaboradora de coleções didáticas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio; Coordenadora de projetos da Fundação Arquivo e Memória de Santos.
Regina Nogueira Borella:
Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); Coordenadora educacional e pedagógica de Educação Infantil e Fundamental I.
- QUANTO AOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS
O livro tem como tendência historiográfica o Positivismo, uma vez que ele cria figuras heroicas como exemplos para que a sociedade crescesse e prosperasse. Assim, vão são exaltados como figuras ideais, pessoas como reis, generais, presidentes da república e outros tantos que estiveram no poder, isto não é muito bom para se construir um aluno crítico, já que essa tendência ao criar esses heróis esconde os seus defeitos e seus erros, exaltando só as coisas boas e esquecendo de mostrar todos os lados de um acontecimento histórico. Apesar de ter esta tendência, o autor busca sempre levar o aluno a ter o seu pensamento do assunto tratado, o que torna o livro, mesmo sendo do ano de 2008, atual, já que sempre em suas atividades se encontram perguntas que pedem para que o aluno compare as épocas e descreva as diferenças.
...