Antropologia Ética e Cultura Pedagogia-Licenciatura
Por: Elaine Souza • 9/10/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 463 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD
Antropologia Ética e Cultura
Pedagogia-Licenciatura
Elaine Souza Francisco Campos
RA:8073945
Pedagogia-Licenciatura
Aluna:Elaine Souza Francisco Campos
Prof:Alessandro Reina
Prof:Everton Luiz Sanches
PÓLO SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ
RONDÔNIA
Maio/2019
Vemos no filme etapas da vida bastante distintas: a infância, a adolescência, a juventude, o amadurecimento e a morte. Não é à toa que o filme começa com uma criança e se encerra com a avó falecida, no caixão, sendo velada dentro da casa. Temos com essa sequência a noção de que um ciclo se encerra enquanto outro continua dando seguimento ao fado das mulheres da família.
Percebemos que o meio social aprisiona de certa forma personagem e as circunstâncias limita o desenvolvimento dos valores individuais da personagem, ela tem a possibilidade de estudar ,porém mesmo que ainda crianças tem certas obrigações a cumprir para poder garantir o alimento e a renda familiar, e também foi subjugada por adulto que já perderam o sonho de estudar e se desenvolver estavam presos nas circunstância e nas responsabilidade do passado.
Portanto Maria José deveria ter usufruído sua infância desempenhando maior esforço para estudar e aprender coisas além do que era passado, ela deveria ter organizado um tempo para cuidar dos afazeres e o outro para desenvolver seus estudos, ela deveria cultivar sempre o sonho de poder estudar. Maria poderia mostrar a sua mãe que poderia trilhar novos caminhos quebrando assim uma cultura familiar já bem extensa como vimos no final várias Maria que seguias já aquela cultura.
...