Antropologia
Por: Luciana Santos • 16/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 280 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Universidade Unicid
Pedagogia – EAD
Teorias antropológicas
Paula Cristina da Silva
CA 13106805
Ano 2015
A antropologia é a ciência que estuda o homem e as implicações e características de sua evolução física, social ou cultural.
A palavra antropologia deriva das palavras gregas antropos, uma ciência tardia que surgiu por volta do século XIX a partir das descobertas de Darwin e suas teoria evolucionistas.
Todos os estudos são baseados na evolução do homem e com a antropologia não seria diferente. Com as descobertas de Darwin tendo como base ‘o homem não era mais fruto da criação divina,os cientistas da época começaram a procurar pela sua origem: o chamado Elo perdido, que iria ligar o homem moderno aos seus ancestrais hominídeos.
Antropologia Física ou biologia é tida como uma ciência natural e se ocupa em estudar materiais colhido por escavações, arqueologias,anatomia.Observa nossos ancestrais desde o macaco e símios e das diferenças aparentes entre os seres humanos.
Antropologia Social é uma ciência que estuda as características culturais dos povos (hábitos, rotinas e costumes),o que acaba englobando áreas como linguísticas,arqueologia e a etnologia.
A criação desta disciplina é para nos ajudar a entender nossas culturas o porque das diversidades em vários grupos existentes, o porque da miscigenação, reflete em parte uma reação contra a noção antiga de oposições entre cultura e natureza,Antropólogos argumentam que a natureza é ‘’natureza humana’’ e que todas as pessoas tem a capacidade de classificar experiências,codificar classificações simbolicamente e transmitir tais abstrações, desde que a cultura seja aprendida com pessoas vivendo em diferentes lugares,aprendendo e ensinando de acordo com a região geográfica a que se encontra.Assim o estudo das teorias antropológicas nos ajuda a entender nossos diversos paradigmas, e nos faz viver em meios diferentes mais situados.
...