Análise de Artigo
Por: Adriana Elizabeth • 16/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.694 Palavras (7 Páginas) • 197 Visualizações
Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE Faculdade de Educação, Ciências e Letras – FACE Curso de Pedagogia 04/09/2017 Disciplina: Oficina: projeto de pesquisa– 6º período Professora: Karla nascimento de almeida
Aluna: Adriana Elizabeth Da Silva
ATIVIDADE AVALIATIVA: ANÁLISE DE ARTIGOS
A) titulo; Percepções do licenciando quanto à sua formação: uma experiência no pibid
B) autor(es); Marisa Cardoso, Vera Lucia Batalha de Siqueira Renda e Virginia Mara Próspero da Cunha.
C) Referência do artigo;
CARDOSO, Marisa.; RENDA, Vera B. S.; CUNHA, Virginia M. P. Percepções do licenciando quanto à sua formação: uma experiência no pibid. Campinas: Junqueira&Marin, 2012. Disponível em: <http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/3056b.pdf >. Acesso em: 02 set. 2017.
D) palavras-chave; Formação de professores, PIBID, licenciatura.
E) área do conhecimento a que pertence; A área do conhecimento a que pertence é área humana, pois é um artigo que aborda sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), é uma área licenciaturas relacionadas à Educação Básica.
F) se é artigo original ou de revisão; É original, realizado por pesquisas com bolsista do PIBID pela abordagem qualitativo, pela opção em observar e registrar.
G) metodologia utilizada; Metodologia utilizada foi através de pesquisa de cunho qualitativo, pela opção em observar, registrar e analisar aspectos das subjetividades manifestadas ao longo da interação entre os integrantes.
H) contribuições trazidas para a comunidade cientifica; A contribuição trazida foi ao ler o artigo, que o programa PIBID da oportunidade a bolsista (futuro docente) de ter uma formação profissional em escola pública no andamento de sua formação acadêmica, a estreita relação entre a teoria e a realidade da educação básica a partir da observação e intervenção no trabalho realizado pelas professoras.
I) uma citação direta curta; Almeida Filho (2005, p. 105) indica que o estudo universitário se fundamenta na “familiarização com a leitura, na interação oral com os textos orais e seus enunciadores, na observação aguda, na análise, interpretação criteriosa, busca de sínteses, relações complexas”.
J) uma citação direta longa; Aparentemente o contato com a sala de aula, incluindo a atuação no PIBID, possibilitou um olhar mais interessado, do licenciando, para a docência:
Fiz concurso na prefeitura para dar aulas de informática, estagiária, mas você faz tudo. Foi nessa época que descobri o tanto que eu gostava de dar aulas, ficava maravilhada com os resultados e gostava dos alunos mais difíceis - eles é que mais me chamavam a atenção.
K) uma citação indireta; De acordo com Lucarelli (2000), o lugar da especialidade científica, artística ou humanística, na consideração da capacitação do docente universitário ofuscou historicamente a dimensão pedagógica de seu desempenho e sua formação.
L) uma referência com um autor;
GATTI, B. A Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, julho, 2003.
M) uma referência com dois ou mais autores.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M.S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis. v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.
Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE Faculdade de Educação, Ciências e Letras – FACE Curso de Pedagogia Disciplina: Oficina: projeto de pesquisa– 6º período Professora: Karla nascimento de almeida
...