Aprendizagem Através Da Música Nas Séries Iniciais
Por: karinemariadaluz • 19/11/2024 • Monografia • 5.712 Palavras (23 Páginas) • 38 Visualizações
APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS
[pic 1]
APREDIZAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito final para a obtenção do título de licenciado em Normal Superior.
RESUMO:
A música é uma atividade básica, social e cultural, da espécie humana. Provavelmente, a música já existia sob alguma forma, nos primeiros tempos da existência humana. Os seres humanos nascem dotados de um grande instrumento musical: a voz. O homem usou a voz para expressar-se através da música muito antes de pensar em usar instrumentos. Durante muitos anos, na história da humanidade, a música existiu apenas como simples e naturais sons vocais. Posteriormente, o ser humano começou fazer música com grande variedade de instrumentos. Os compositores geralmente escrevem música empregando símbolos especiais e os executantes podem gravá-las em discos e fitas. A música pode ser expressa sob inúmeras formas e reflete muitas maneiras diferentes de viver. Mas todos os tipos de música têm uma qualidade fundamental em comum, toda música é uma forma de comunicação onde sons são organizados deliberadamente de certa maneira, com um propósito, seja este simplesmente ouvir, pensar e com certeza de educar. Através da música podemos expressar emoções, sensações, percepções e pensamentos que refletem o modo de sentir, perceber e pensar de um indivíduo, uma cultura ou época. É por isso que tantos povos ou culturas apresentam diferentes tipos de músicas, assim como cada compositor tem seu próprio estilo de composição. E ainda, como cada professor tem seu estilo de atuar em sala de aula, ele percebe que é importante que se faça o uso da música no cotidiano escolar para melhor a aprendizagem, onde as crianças aprendam mais, de maneira prazerosa, bem como os estimulando e proporcionado aulas mais criativas e lúdicas.
Palavras – chaves: Escola - Música - Aprendizagem
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................8
OBJETIVOS...........................................................................................................10
CAPÍTULO 1. A ORIGEM DA MÚSICA DESDE A ANTIGUIDADE........................11
1.1. A Música no Brasil – MPB..............................................................................13
CAPÍTULO 2. A CRIANÇA E A MÚSICA...............................................................20
CAPÍTULO 3. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM...................................................................................................24
3.1. A Música como recurso terapêutico................................................................30
METODOLOGIA....................................................................................................34
ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS...................................................................36
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................38
REFERÊNCIAS......................................................................................................39
APÊNDICES...........................................................................................................41
APÊNDICE A. Questionário sobre como aprender com música para alunos.........41
APÊNDICE B. Questionário sobre opinião de uma nova metodologia de ensino..42
INTRODUÇÃO
A escola, como local onde os saberes entre os sujeitos devem ser trocados e renovados, deve cuidar para que o aprender seja uma conquista prazeroza.Com um professor motivado e criativo, o aluno, através da música, poderá manifestar anseios, sonhos, afetos, pela ludicidade poderão criar e recriar formas para melhor desenvolver suas atividades. Faze-los perceber que na magia da aprendizagem através da música há muita beleza e criatividade.
A receptividade a música é um fenômeno corporal. Ao nascer, a criança entra em contato com o universo sonoro que a cerca, sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos. Sua relação com a música é imediata, seja através do acalanto da mãe ou do canto de outras pessoas, através dos aparelhos sonoros de sua casa. Libâneo (1996), destaca que é importante observar a grande influência que a música exerce sobre a criança. É por isso que as atividades lúdicas nos primeiros anos de vida devem ser trabalhados e incentivados na escola. Caberá ao educador compreender em que medida a música constitui uma possibilidade expressiva, privilegiada para a criança, uma vez que atinge diretamente sua sensibilidade e afetividade.
Segundo estudos realizados por Yogi (2003), como acontece com a linguagem, cada civilização, cada grupo social, tem sua expressão musical própria. O educador antes de transmitir sua própria cultura musical deve pesquisar o universo musical a que a criança pertence. É sempre possível adaptar um instrumento de ensino de acordo com as reais possibilidades de unidade escolar. É em virtude disso que consideramos viável e didático a utilização da música para obter melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem, basta que para isso o professor, além de bom senso e criatividade, adquira o conhecimento específico sobre a utilização da música, sendo assim, certamente será bem sucedido em sua prática educativa.
A realização deste trabalho de pesquisa justificou-se também, que pelo fato de apesar das várias propostas e ações existentes no âmbito educacional, como projetos educacionais, percebeu-se ainda que ha necessidade de mudanças no contexto educacional, sendo assim, o professor torna-se um dos principais se não o mais importante protagonista dessa mudança.
Conforme Gadotti (1993), o professor interessado em promover mudanças ou até mesmo aperfeiçoar seu papel como educador, poderá encontrar neste trabalho uma proposta de ensino interdisciplinar através da música, uma importante metodologia que contribuirá para aumentar o interesse dos alunos nas atividades diárias. Pois vale lembrar que a música é um instrumento valioso para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo do ser humano. Sendo usada também como um recurso terapêutico, fazendo-se o uso da mesma para contribuir com distúrbios de aprendizagens de alguns alunos problemas. A musicoterapia promove a auto-expressão, a interação e a comunicação, possibilitando a descoberta de novas soluções para o futuro no âmbito pessoal e social.
...