Arte,criatividadee recreaçao
Por: maflorencio • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.294 Palavras (14 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
6° SEMESTRE
ANA CAROLINE DE ASSUMPÇÃO - RA 407879
JOSEANE VILAS BOA - 429148
JOSELIA MARIA FERREIRA DOMINGUES - RA 417435
MARCELE DEL BEM FLORENCIO - RA 412256
VIVIAN CARLA SILVA CAMARGO - RA 413614
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
PROFESSOR PRESENCIAL: SILVANA DO NASCIMENTO RIBEIRO
HORTOLÂNDIA, SETEMBRO
2015
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................................... 2
Memórias Escolares........................................................................................... 4
Papel da Ed. Contemporânea.............................................................................. 9
Plano de Aula..................................................................................................... 11
A importância da Arte e o Movimento.............................................................. 13
Conclusão........................................................................................................... 14
Referências Bibliográficas................................................................................. 15
Introdução
“A arte alimenta-se de ingenuidades, de imaginações infantis que ultrapassam os limites do conhecimento; é aí que se encontra o seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo”.
Loinello Venturi
A arte não é apenas uma disciplina do curriculum escolar, mais que isso é contemplação, alegria, magia, história, dança, música, poema, imaginação, ação, criatividade, poesia, teatro, faz de conta, cor, movimento, sentimento.
É preciso arte para sobreviver, viver já é uma arte como já dizia Leonardo da Vinci
“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”
Desde cedo estamos nos relacionando com artes, ensinar as crianças desde a mais tenra idade identificar, aprender a criticar de maneira construtiva, ajuda no desenvolvimento de um ser humano cada vez mais completo.
Memórias Escolares da Educação Artística
Relato da aluna Marcele Del Bem Florencio
Nasci em São Paulo capital, mas vivo no interior em Hortolândia desde muito cedo por volta dos 03 anos de idade quando minha mãe resolveu morar em um lugar mais sossegado hoje fazem 28 anos .
Durante todo meu período escolar, estudei em escolas públicas e tenho ótimas lembranças deste tempo, lembro que nas aulas de educação artística a professora passou um trabalho com vários grãos como, por exemplo, grão de arroz, feijão, milho e várias sementes de flores, tinham que montar um desenho utilizando grãos e sementes, foi muito interessante.
Outro trabalho que realizei foi sobre sustentabilidade, aprendi que podemos plantar determinado alimento sem ser na terra, levamos para a sala copo descartável algodão e uma semente de feijão. Colocamos a semente no copo, por cima o algodão e por último um pouquinho de água. Levamos para casa e depois de uma semana retornamos a escola com a semente germinada.
Fiz vários trabalhos de educação artística com materiais recicláveis, dobraduras, tintas, palitos de sorvete e de fósforos entre vários outros. Foram momentos que trouxeram entretenimento, aprendizagem e acima de tudo desenvolvimento e muita criatividade.
Relato da aluna Joseane Vilas Boas
Eu nunca fui a Escola Infantil na minha época a gente ia do ABC para a Cartilha e logo após o 1º ano, nessa época só usávamos caderno de desenhos com lápis de cores e toda sexta-feira isso quando conseguíamos comprar era muito difícil e não era visto com grande importância só na 4ª série que eu vim ter conhecimento de Aula de Educação Artística era de uma forma suave trabalhávamos muito com tinta guache descobrindo a mistura das cores, fazíamos também muitos trabalhos com palitos de picolé caixa de fósforos.
Eu me lembro de um trabalho que eu fiz na 5ª série, era com um vidro de maionese vazio, juntei aquela cola Durepox que são com duas cores uma bisnaga branca e outra cinza, misturei e fui fazendo bolinas para representar um cacho de uva, e ia colando no vidro depois fiz uma folha com um galho, esperei secar depois pintei com as cores respectivas e ganhei como o melhor trabalho da sala.
Foi para exposição da Escola e acho que ainda existe até hoje, lá no interior da Bahia numa cidadezinha chamada Dom Basílio, onde passei toda minha infância ,essa é uma das coisas que me lembro de ter feito em aula de Educação Artística que hoje já não é mais conhecida com este nome e sim Artes.
Relato da aluna Josélia Maria Ferreira Domingues
Não frequentei a educação infantil na minha época de escola, entrei com sete anos de idade na antiga primeira série hoje conhecida como primeiro ano do ensino fundamental. Não me recordo de muitas coisas e também não tenho registros, mas me lembro de que não tinha professora específica de artes e sim uma professora que nos ensinava todas as disciplinas inclusive artes na época chamada de educação artística.
Eu tinha um caderno de desenho chamado de caderno de cartografia e nele eu fazia muitos desenhos livres, como casas árvores, frutas mais tudo muito padronizado seguindo sempre o mesmo modelo.
Na época de dia das mães, dia dos pais, sete de setembro, dia do índio, folclore, natal sempre desenvolvia uma atividade para representar a data comemorada. Os materiais utilizados eram lápis de cor, canetinha e giz de cera.
Colar milho e feijão em desenhos já prontos apenas para contornar era sempre feito. Também fazia uso de esquadros, compassos e réguas. Colar algodão na barba do papai Noel, fazer cestinha com a figura do coelhinho da páscoa, dançar quadrinha na festa junina, teatro, concursos de talentos, cartões para o dia das mães.
...