As Atividades Praticas Supervisionadas
Por: biancaallencar • 5/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.965 Palavras (8 Páginas) • 144 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP[pic 1]
Curso de Graduação em Pedagogia
Atividade Prática Supervisionada
Estrutura Escolar
Santana de Parnaíba
2019
Universidade Paulista – UNIP[pic 2]
Curso de Graduação em Pedagogia - Matutino
NOME: Bianca Alencar Botelho R.A: N4549F1
Eduarda Silva N4084H0
Atividade Pratica Supervisionada
Estrutura Escolar
[pic 3]
Santana de Parnaíba
2019
SUMÁRIO[pic 4]
INTRODUÇÃO 4
1. ESTRUTURA 5
2. A ESCOLA 6
3. CORPO DOCENTE 7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
É de conhecimento geral, que a estrutura de um ambiente escolar, seja ele externo ou interno, traz uma impressão que qualifica e prospecta as pessoas a conhecerem mais sobre a instituição e ocasionalmente fazerem parte dela ou até mesmo indicarem a outros indivíduos.
Trataremos nessa pesquisa a realidade dentro de um ambiente escolar, seja ele público ou privado e como funciona todo o corpo docente e quais as ferramentas que utilizam para realizar as atividades cotidianas, além das relações inter e intrapessoais que possuem entre si e para com os responsáveis de cada aluno.
ESTRUTURA
Segundo o dicionário, a estrutura é a organização, disposição ou ordem dos elementos essenciais que compõem um corpo. Se tratando de uma estrutura escolar, é como a mesma dispõe e segmenta cada parte de seu ambiente, como cozinha, direção, secretaria, salas de aulas, etc.
A organização possui duas quadras, sendo uma poliesportiva e outra destinada a natação, um laboratório de informática, refeitório, sala audiovisual, sala de expressão corporal, dois banheiros, as salas, dois elevadores, estacionamento e escadas de emergência. Vale ressaltar, que muitas dessas instalações são compartilhadas entre si, ou seja, E.M.E.F e I.T.B.
Parte externa e interna do prédio
[pic 5][pic 6]
Fonte: Google Imagens.
Quadras de natação e poliesportiva
[pic 7][pic 8]
Fonte: Google Imagens
A ESCOLA
E.M.E.F. PREFEITO NESTOR DE CAMARGO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Nestor de Camargo (E.M.E.F) foi fundada nos anos 2000 pelo prefeito Rubens Furlan, desde então sofreu algumas modificações em sua estrutura e organização, como a entrada do Instituto Técnico de Barueri dentro da instituição atendendo atualmente os cursos de Administração, Design de Interiores, Publicidade, Segurança do Trabalho e Logística. É uma organização que atende alunos de 1° (primeiro) a 9° (nono) ano, além de estudantes de outras escolas que se deslocam para realizar as atividades de natação.
CORPO DOCENTE
O corpo docente da instituição é composto por funcionários que são diretamente da Secretária de Educação, que são aproximadamente 70 (setenta), contando gestores, professores, inspetores, etc., e há uma empresa terceirizada de limpeza.
Há o diretor, dois coordenadores, três orientadores (que convocam os pais, orientam e acompanham os alunos) e também tem os inspetores (as), que há um total de 6 (seis), sendo uma inspetora, chamada Lizete, que exerce dupla função, a de Inspetora Cuidadora, que auxilia os alunos deficientes no que precisarem.
Temos também os professores de fundamental I, que são um total de 20 (vinte) salas e os docentes que lecionam no ensino fundamental II, sendo 19 (dezenove) salas e cada uma possui 8 (oito) professores. Além disso, tem os professores de natação, que são 6 (seis).
Na secretária possui 2 (dois) secretários e na cozinha são em torno de 8 (oito) cozinheiras (os). Há uma média de alunos que são de aproximadamente 1100, na qual sempre vai aumentando.
- QUESTÕES ABORDADAS
- Como a estrutura física é mantida?
Escolhemos essa pergunta, devido a necessidade de ter manutenção frequentemente em um ambiente acadêmico para proporcionar a criança um melhor desenvolvimento e segurança.
Segundo a coordenadora pedagógica Paula Ribeiro, a estrutura física da escola é diferente pois atende duas instituições no mesmo prédio, a E.M.E.F, que atende alunos do primeiro ao nono ano e o I.T.B, que possui os alunos do ensino médio técnico, como citamos anteriormente. No entanto, ambas utilizam o mesmo espaço físico, que são divididos entre os dois ensinos, onde o Nestor utiliza praticamente os dois primeiros andares e o terceiro e quarto fica para a Hércules.
Além disso, algumas acomodações são compartilhadas entre si, como quadra e sala de audiovisual. Quando a escola precisa de algum tipo de manutenção, é necessário que ela faça um Ofício e envie para a secretaria de educação, onde será analisado o pedido e então atendido.
- Quais são as prioridades em relação a verba?
Se a estrutura da escola é mantida com as verbas recebidas, muitas vezes há algumas prioridades, no entanto, é necessário que essas vertentes sejam relevantes para as diretrizes caminhar de forma adequada.
A organização possui as verbas que recebem do Governo Federal, conhecida como P.D.D.E (Plano e Dinheiro Direto na Escola) e tem uma verba própria da dela, que é quando a escola realiza algum evento e arrecada. No caso da instituição, essa verba é vinda da A.P.M (Associação de Pais e Mestres), que só é arrecadada na festa junina e raramente há algum outro evento que possam estar arrecadando mais.
...