TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células Satelites

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

O que são células satélites e como elas participam do reparo do tecido muscular esquelético após lesões?

É um grupo de células geradas por população de células-tronco miogênicas multipotenciais. Essas células satélites são células pequenas, contendo cada uma apenas um único núcleo, elas têm citoplasma escasso e compõe 2 a 7% de todos os núcleos associados a uma única fibra muscular. As células satélites são células responsáveis pela capacidade de regeneração sendo limitada no músculo esquelético e elas contribuem para o crescimento do músculo no embrião, no período pós-natal e elas são quiescentes (estão em repouso e estáveis) no adulto

As células satélites se caracterizam pela expressão de fatores de transcrição de boxe pareado chamado de Pax7 e essa é uma das características que esta envolvida na reparação do tecido muscular lesionado, pois devido a esse fator as células-satélites tem a preservação de um reservatório de células indiferenciadas que tem a capacidade de se diferenciar em células miogênicas, tendo como consequência, uma grande capacidade de regeneração.

 Devido a essa capacidade regenerativa, após a lesão do tecido muscular algumas células satélites são ativadas e se transformam em precursores miogênicos das células musculares, esses precursores coexpressarão a Pax7  junto com um outro fator de transcrição essencial para a diferenciação miogênica chamado de MyoD,  dando origem a novos mioblastos. Os mioblastos irão se fundir dentro da lâmina externa para formar miotubos formando em seguida uma nova fibra muscular. Porém se houver ruptura da lâmina externa, os fibroblastos ficarão responsáveis na realização do reparo do local lesado, formando assim, um tecido cicatricial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (211.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com