TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases do Desenvolvimento Motor

Por:   •  11/10/2023  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

As fases do desenvolvimento motor

1 - Fase dos Movimentos Reflexivos- são movimentos involuntários. È através da atividade reflexiva que a cç obtém informações sobre o meio ambiente. As reações do bebê ao toque, luz, sons e mudanças disparam a atividade motora involuntária. Essa fase divide-se em duas partes:

1.1 – Estágio de codificações de informações : nesse estágio o reflexo serve como meio principal pelo qual o bebê é capaz de colher informações, buscar alimentos, se proteger através do movimento.

1.2 – estágio de Decodificação de informações : esse estágio começa por volta dos 4 meses, o desenvolvimento do controle voluntário dos movimentos esqueléticos do bebê, envolvem um procedimento sensório-estimulado com informações estocadas e não apenas reage a estímulos.

2 - Fase dos movimentos rudimentares - são vistos no bebê desde o nascimento até os 2 anos. Podem ser divididos em 2 estágios:

2.1 – Estágio de inibição de reflexos: os movimentos apesar de serem propositais, aparecem de forma descontrolada e sem refinamento. Se o bebê deseja pegar um objeto, haverá uma atividade global de toda a mão, pulso, braço, ombro e até mesmo o tronco. Esse processo de pegar o objeto, apesar de voluntário, não é controlado.

2.2 – Estágio Pré-controle: ao redor de um ano de idade, a cç começa apresentar uma maior precisão de controle dos seus movimentos. O rápido desenvolvimento dos processos cognitivos, assim como o do processo motor, aceleram à aquisição de capacidades de movimentos rudimentares durante esse estágio. A cç aprende a ganhar e manter o equilíbrio, a manipular objetos, e a se locomover.

3- Fase dos movimentos Fundamentais – nesta fase as cçs estão ativamente envolvidas na exploração e experimentação das capacidades de movimento do seu corpo. È um tempo de descoberta em como escutar uma variedade de movimentos locomotores, estabilizadores e manipulativos, primeiro isoladamente e depois em combinação com os outros. Correr e saltar, lançar e receber, equilibrar-se são exemplos de habilidades fundamentais de movimentos que deveriam ser desenvolvidas nos primeiros anos de infância. Essa fase apresenta 3 estágios separados, porém interrelacionados:

3.1 – Estágio Inicial – a integração espacial e temporal dos movimentos são pobres durante esse estágio

3.2 – Estágio Elentar – envolve um controle maior e melhor coordenação rítmica de movimentos fundamentais. Mas geralmente são restritos ou exagerados, apesar de melhor coordenação.

3.3 – Estágio Maduro – é caracterizado por performance eficiente mecanicamente, além de controladas e coordenadas

4 – Fase dos Movimentos relacionados ao Esporte

Durante essa fase, o movimento, ao invés a sua íntima relação, a aprender pelo mover-se agora se torna uma ferramenta que pode ser aplicada numa variedade de jogos cooperativos e competitivos, esportes, danças e atividades recreacionais. È um período que as habilidades locomotoras, manipulativas e estabilizadoras são progressivamente refinadas, elaboradas em uma ordem para que possam ser usadas em atividades de complexidade crescente. Exemplo: saltitar e saltar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com