As Tendências Pedagógicas
Por: anacelmiranda • 24/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS 4
2.1 Tendência Liberal Tradicional 4
2.2 Tendência Liberal Renovada Progressivista 4
2.3 Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva 5
2.4 Tendência Liberal Tecnicista 5
3 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS 6
3.1 Tendência Progressista Libertadora 6
3.2 Tendência Progressista Libertária 6
3.3 Tendência Progressista Crítico Social Dos Conteúdos 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de conhecer as tendências pedagógicas que influenciam a prática escolar. Organizado em tópicos, irá abordar as tendências pedagógicas liberais e progressistas resumidamente. Foi produzido através de pesquisa bibliográfica, com material disponibilizado pelo corpo docente e pesquisas na internet.
Tendências Pedagógicas liberais
A pedagogia liberal prepara o indivíduo para atuar com os demais, o molda conforme as regras e valores em vigor na sociedade, desenvolvendo a cultura individual. Prepara o homem para atuar em um ambiente de produção, descartando valores pessoais, e não leva em conta as classes sociais, pois essa cultura se baseia na igualdade de oportunidades e não de condições.
tendência liberal tradicional
Na Tendência Liberal Tradicional o professor tem a palavra dominante, onde utiliza de repetição e mecânica para transmitir o conteúdo, que garante a retenção do mesmo. Ele transmite o conteúdo de forma verbal, onde observa: preparação do aluno (sua capacidade de absorver a matéria), apresentação (a forma como deve transmitir o conteúdo), associação (utiliza de comparação de conteúdos novos com velhos), generalização (junção do particular de cada membro do grupo para gerar a visão global) e aplicação (resolução de exercícios). Ocorre a exclusão dos problemas da sociedade, que são considerados apenas em caso de possuir algum valor intelectual. É considerada que a capacidade de assimilação é igual entre adultos e crianças, porém a infantil é menos desenvolvida. Nessa tendência, não é feita distinção das características de cada idade, então o material é desenvolvido em progressão lógica.
tendência liberal renovada progressivista
Nessa tendência o professor tem papel auxiliar e não de comando em sala, estimulando a pesquisa, descoberta e conhecimento da sociedade. Os interesses do aluno são estimulados e suas necessidades são adaptadas com as do meio social. Acredita-se que o aluno aprende quando ele mesmo realiza o trabalho. São feitos trabalhos em grupo, com foco no que é de interesse do aluno, valorizando mais a busca do conhecimento do que o conhecimento em si. A tendência liberal renovada progressivista é pouco utilizada pois vai de encontro com a prática pedagógica tradicional.
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA
Nessa tendência, a escola que tem o papel de formar atitudes, pois deve-se dar maior atenção a problemas psicológicos e não pedagógicos. O professor é o facilitador de mudanças internas de seus alunos, já que o autoconhecimento e autodesenvolvimento que são levados em conta no lugar do conteúdo. Essa tendência é mais utilizada pelos pedagogos e conselheiros da escola.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
A tendência liberal tecnicista limita o contato entre aluno e professor, pois possui papeis distintos entre os mesmos: professor faz a transmissão do conteúdo e o aluno é responsável pelas recepção, aprendizagem e fixação de tal conteúdo. Produz indivíduos para o mercado de trabalho, deixando de lado as interferências subjetivas de cada ser.
...