As Técnicas pedagógicas na prática escolar
Por: Luis Junior • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
ATIVIDADE 01
Tendência pedagógicas na prática escolar
A classificação e a descrição das tendências pedagógicas poderão funcionar como um instrumento de análise para o professor avaliar sua prática de sala de aula. As tendência pedagógicas foram classificadas em:
Pedagogia liberal, porém esse termo não tem sentido de “avançado”, “democrática”, “aberta”. Essa doutrina justifica o sistema capitalista, que defende a predominância da liberdade e interesses individuais na sociedade, como forma de organização social baseada na propriedade privada, dos meios de produção e na sociedade de classe. Nessa tendência os indivíduos precisam adaptar-se às normas vigentes na sociedade de classes, no desenvolvimento da cultura individual. A tendência liberal renovada caracteriza-se na cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. Propõe um ensino que valoriza a autoeducação, a experiência direta sobre o meio pela atividade, um ensino centrado no aluno e no grupo. A tendência tecnicista utiliza-se basicamente do enfoque sistemático, da tecnologia educacional e da análise experimental do comportamento.
A pedagogia progressista, manifesta-se em libertadora, libertária, critico social dos conteúdos que acentua-se pela primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. As versões libertadoras e libertárias tem em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.
A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do docente. É importante destacar que nos dias atuais a maioria dos professores baseiam suas prática pedagógicas no senso comum, que são incorporados ou transmitidos pelos colegas mais velhos. Mas também existem professores que utilizam-se da inovação.
Observa-se que tudo leva a educação, que existem muitos investimentos nesta área, mas ainda falta o compromisso por parte de muitos professores, assim como de alunos. Infelizmente ainda existem situações onde, o professor finge e o aluno finge que aprende, e o que importa no final é a aprovação através de notas, deixando de lado o verdadeiro sentido do ensino-aprendizagem.
...