Aspectos Antropológicos e Sociologicos da Educação
Por: 2019231972 • 29/11/2019 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE PEDAGOGIA/ LICENCITATURA EM QUIMICA DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR (A) TUTOR (A): EDELU KAWAHALA TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: MARTA REGINA RODRIGUES BRASIL DATA: 11.05.2019 |
O cuidado com o meio ambiente é imprescindível – urgente, pois dela depende o funcionamento equilibrado de sua manutenção e da própria vida do ser humano.
O homem tem uma tarefa desafiadora que é a busca do conhecimento de si mesmo e do mundo que vive. Tornando-se um cidadão consciente de seu papel responsável pelo mundo onde habita.
Com a evolução tecnológica que ocorreu com a Revolução Industrial, resultou no desenvolvimento econômico. Os seres humanos foram concentrando-se em grandes cidades e desenvolvendo-se cada vez mais, e conseqüentemente o consumo aumentou. Junto com o desenvolvimento econômico, houve uma elevação dos padrões de vida com isso elevação nos consumos de: comida, roupas, higiene, lazer, carros, construções de casas e muitos itens mais. Não há como negar o lado positivo nas melhores condições de vida das pessoas. Por outro lado, o consumo também trouxe impactos negativos. As conseqüências são desastrosas, o consumismo desenfreado estimulado pela mídia e pelos poderosos passa cada vez mais a se utilizar dos recursos não renováveis.
Com o passar do tempo o homem começa a sentir as várias mudanças, como resposta da natureza aos maus cuidados recebidos. Mudanças no clima, elevações de temperatura, o nível do mar subindo, enchentes, poluição do ar, contaminação dos rios, oceanos e solo contaminados por resíduos industriais, lixo e esgoto. Essa falta de cuidado com os recursos não renováveis é um problema global. A população mundial teve um aumento explosivo e com isso a preocupação pela necessidade de garantir às futuras gerações a possibilidade de obter os mesmos recursos ambientais que dispomos para atender suas necessidades futuras.
A crise ambiental tornou-se um desafio mundial, o caminho a percorrer rumo à sustentabilidade não é fácil, pois terá que passar por conjuntos de ações integradas como: limitar a exploração de recursos, regulamentar e fiscalizar construções ilegais, ações mais eficientes quanto ao desmatamento e destruição da cobertura vegetal, ações de fiscalização junto às indústrias quanto à contaminação do solo e derramamentos de resíduos etc.. Os países mais ricos são os que mais consomem e produzem, precisa haver um maior comprometimento desses países.
As empresas e indústrias ao longo do tempo tem se conscientizado e sido estimuladas pelas legislações de comprometimento com a sustentabilidade - de implantar sistemas de melhor uso dos recursos naturais, por exemplo, novas tecnologias com energia renováveis, reciclagem, reuso, a diminuição dos chamados CFC, replantio de novas árvores de onde foram retiradas.
O trabalho de conscientização de ong’s, escolas, sociedade em geral com o cuidado com o meio ambiente tem aumentado ano após ano. Temos que conscientizarmos que precisamos nos responsabilizar como indivíduos e não esperar que a “humanidade global” resolva esse problema. A responsabilidade do cuidado com nosso planeta começa conosco, temos o desafio de encontrar formas de não esgotarmos as fontes, disso dependem todos os seres vivos. Ações simples como, por exemplo, nas escolas onde o tema meio ambiente já é bastante discutido, levar o aluno a ter a consciência da importância da preservação, colocando o lixo no lixo evitando-se que o papel, a lata de refrigerante a garrafa pet do seu lanche vá parar em um bueiro acumulando e assim dificultando o escoamento da água da chuva, causando danos a sociedade e ao meio ambiente.
...