Aspectos Históricos do Curso de Pedagogia no Brasil
Por: F2r0a1n8 • 6/12/2018 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Pedagogia é uma palavra que tem origem na Antiga Grécia, do termo paidagogós, em que paidos pode ser entendido como criança e gogós como uma variação do radical gogia, que pode ser traduzido como “levar”, “conduzir”. Assim sendo, a palavra pedagogia significa “conduzir a criança” e isso é uma referência ao fato de que na Antiga Grécia era um escravo que levava as crianças até a escola.
Pedagogo é um educador ou o profissional da Pedagogia. Habilitado para atuar em espaços escolares e em não-escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. A palavra surgiu do termo grego paidagogós, cujo significado é preceptor, guia, aquele que conduz. Segundo Ghiraldelli Júnior, o paidagogo era o condutor da criança. Ou aquele que a guiava até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber.
Aspectos Históricos do Curso de Pedagogia no Brasil
O curso de Pedagogia surge em 1939, na Universidade do Brasil, dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entretanto, a formação para a docência nas séries iniciais, iniciou-se com em 1835 no Rio de Janeiro, com a chegada da Escola Normal no Período Regencial. A Formação do Pedagogo foi marcada, inicialmente, pela fragmentação entre Bacharelado e Licenciatura. Os Bacharéis possuíam habilitação técnica, enquanto os Licenciados atuavam no ensino nas Escolas Normais e Secundárias.
Apenas entre os anos 1970 e 1980, com as ideias de redemocratização, é que surgem mobilizações para que o pedagogo assumisse a docência como parte da sua identidade profissional. E, em 2006, é aprovada a Resolução CNE 01 de 15 de maio de 2006, a qual definiu o campo de atuação do Pedagogo como profissional em ambientes escolares e não-escolares, tendo como base a docência da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
...