Aspectos que determinam condições ideais de aprendizagem
Artigo: Aspectos que determinam condições ideais de aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hoerlan • 26/10/2014 • Artigo • 641 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
ASPECTOS QUE DETERMINAM CONDIÇÕES IDEAIS DE APRENDIZAGEM
Teberoski e Cardoso apresentam quatro princípios que determinam condições ideais de aprendizagem:
** os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar.
** os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir.
** a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível.
** o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.
É possível organizar as atividades escolares considerando simultaneamente esses quatro pressupostos pedagógicos. Isto é algo que depende muito do tipo de conteúdo a ser trabalhado e dos objetivos didáticos que orientam a atividade proposta. Os dois primeiros pressupostos formam uma proposta didática baseada na concepção de aprendizagem como construção, “pôr em jogo” o conhecimento que se tem não significa usar, mas arriscar, testar suas hipóteses e enfrentar contradições.
O conteúdo trabalhado mantém as suas características de objeto sociocultural real- por isso, no caso da alfabetização, a proposta é o uso de textos, e não de sílabas ou palavras soltas. Mesma quando as crianças ainda não lêem e não escreve convencionalmente, a prática tem mostrado que alguns textos são bastante adequados para as situações de leitura e escrita: listas, canções, poesias, receitas, parlendas, provérbios, advinhas, piadas, trava-línguas, etc. São geralmente textos curtos, em que os alunos têm possibilidades de antecipar o escrito, ou que sabem de cor.A organização da tarefa garante a máxima circulação de informação possível entre os alunos.
Uma estratégia necessária para que o aluno se alfabetize não é a memorização, mas a reflexão sobre a escrita. O sistema alfabético de escrita é um conteúdo complexo, e para compreendê-lo não basta decorar infinitas famílias silábicas, é preciso de um processo sistemático de reflexão sobre suas características e sobre o seu funcionamento. A produção de texto a redação é uma atividade presente em qualquer tipo de proposta pedagógica apenas varia o momento em que se considera a criança apta a redigir textos.
Numa classe onde o professor cultiva a cooperação e o respeito intelectual, eles costumam fazer o mesmo com os colegas. Quando o professor proporciona situações de interação e colaboração na sala de aula, eles podem trocar informações entre si, discutir de maneira produtiva e solidária e aprender uns com os outros.
As interações, os agrupamentos, devem ser pensadas tanto no ponto de vista do que pode aprender durante a atividade como do ponto de vista das questões que cada aluno pode levar a pensar. Aprender envolve esforço, investimento, e é justamente por isso que em cada atividade os alunos devem ter objetivos imediatos de realização para os quais dirigirem o esforço de equacionar problemas e tomar decisões.
Gêneros Textuais (PCN: 1997) Trabalho com a linguagem oral e escrita.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm sido recorrentemente o tema de
...