Atividade Pratica Pedagogica
Por: Daniele Fernanda • 10/10/2016 • Trabalho acadêmico • 889 Palavras (4 Páginas) • 384 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPAS 1, 2, 3 E 4.
Pedagogia Empresarial
Profª Claudinéia Fernandes
BAURU
2016
ETAPA 1
AO MESTRE COM CARINHO 2
Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amendronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.
Cena do filme 1:15 minutos até 1:18 minutos
Esta cena relata o diálogo entre o professor e o seu aluno problemático, que quer resolver os seus conflitos utilizando arma de fogo contra o seu rival.
E através de sua argumentação o aluno, reflete e com a coragem do professor os alunos desistem de seu feito.
Conflito: A maioria dos alunos vem de lares violentos e isso reflete na sua atitude em sala de aula.
Valores: O professor através do diálogo aos poucos consegue mudar a mentalidade de seus alunos, revertendo aquele ato de agressão e comportamentos inadequados.
Comportamento: Os alunos mudaram seu comportamento, tendo perspectivas de um futuro a sua frente, antes tudo que os educandos enxergavam era um futuro trágico, e graças à pedagogia aplicada, os diálogos constantes com os seus alunos e a sua família tudo muda.
ETAPA 2:
AO MESTRE COM CARINHO 2
O professor, assim como o gestor deve planejar estratégias para ampliar as competências e ganhar seus alunos para mudar a situação de vida deles. Ele deve organizar ambientes propícios à mudança de vida dos mesmos. Ele deve organizar ambientes propícios às mudanças e adotar novas maneiras de lidar com eles para que com isso ele possa melhorar o nível de satisfação dos alunos.
O professor deve dominar o conhecimento que ele quer transmitir para o aluno, e fazer com que esse conhecimento traga mudanças significativas para a realidade do aprendiz, assim fazendo com que ele se sinta valorizado como pessoa.
O conhecimento e as informações passadas pelo educador devem ser claros e objetivos e ele deve ter em mente o objetivo a ser alcançado, a primeiro momento explorando o que seus alunos sabem e o que precisa ser trabalhado, aproveitando para ampliar suas competências, buscando mudar a forma de pensar, agir e interagir com os demais do seu grupo de sala e principalmente o professor que poderá mudar; criar estratégias e transformar a vida do aluno através do conhecimento adquirido e de suas experiências obtidas em sala.
O aluno deverá aprender a partir do estímulo que o professor irá lhe transmitir, obtendo clareza no processo de transmissão de conhecimento, assim gerando a motivação para que ele possa evoluir em seu aprendizado.
O educador na sua função tem que ter o seu alvo principal, ter os conhecimentos teóricos e práticos, trazendo a vivência do aluno para a sala de aula. O mestre deve conhecer o contexto de cada aluno, assim aplicando uma abordagem em que mais se adapta no contexto da sala.
Para o mestre alcançar os objetivos que se espera ele deve:
• Ter interesse no ensino;
• Estar atualizado;
• Conhecer a matéria;
Tendo uma personalidade paciente, de compreensão, ter autoridade e não o autoritarismo. Sendo imparcial, não tendo preferencia por aluno.
A partir do que foi lido, entendemos que tanto uma organização, quanto uma escola deve ter o controle de gerenciamento de conflitos para que haja uma mudança positiva no ser humano, tanto no seu interior, quanto no exterior, tendo reflexo no ambiente em que ele está inserido.
Assim colaborando para o sucesso do mesmo, trazendo satisfação pessoal e coletiva e preparando-o para novas oportunidades.
...