Atividades praticas pedagogicas
Por: naorlei • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.557 Palavras (7 Páginas) • 409 Visualizações
ATIVIDADES PRATICAS PEDAGÓGICAS
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
5º/6º semestre
Elisângela Silva
Jundiaí, 10 de Outubro de 2011.
Etapa 1
Aula-tema: Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica.
Uma nova leitura das relações entre educação e cultura.
Diagnóstico da realidade escolar: alunos e comunidade:
Reflexão sobre a forma de registro adotada pela equipe da escola.
Atualmente formar e organizar um trabalho pedagógico baseado no diagnostico prévio dos alunos e da comunidade local, é um desafio que requer muito compromisso, formação e domínio de trabalhar o coletivo e principalmente conhecimento em políticas públicas e o saber trabalhar a inter-relação da Instituição com a organização da escola.
Podemos ver este trabalho bem desenvolvido, nesta escola onde a valorização da diversidade e o reconhecimento da identidade da população foram destacadas como referencia, para se montar um projeto político pedagógico.
Ao fazer o levantamento da origem dos seus alunos a escola, levou em consideração o bairro onde estes moram, cidades e meios de transportes utilizados para a freqüência destes nas aulas. Estes dados possibilitou a gestão escolar a saber que a maioria destas crianças moram perto da escola e os demais utilizam meios de transportes como peruas e linhas de ônibus, o que justifica que não haverá motivos para que estas crianças não freqüentem as aulas.
Outro fator importante é a caracterização destes alunos, ou seja, como eles são? Se participam de alguma atividade, quais as conhecimentos possuem e de que forma os adquirem? Foram perguntas fundamentais para se saber como são e o que pensam estas crianças.
Como por exemplo a única atividade que estas crianças praticam é o futebol para os meninos , o qual os centros esportivos municipais e outros oferecem, enquanto que as meninas são as “prendas” domesticas.
Etapa 1: (continuação)
O único meio de acesso a informação que possuem é a televisão, mas sem um conteúdo especifico para sua formação, veja por exemplo poucos assistem a programas jornalísticos.
Com estes dados em mãos é mais fácil saber o que acrescentar e oferecer de novo no currículo destes alunos na hora de montar um projeto pedagógico
Esta Instituição se manteve atenta para os vários campos de socialização e interação dos seus educandos, atenção está que foi possível mudar e agregar mais conhecimentos a está população, tando no campo familiar como no social.
Ou seja, através das informações coletadas e analisadas foi possível destacar que a forma de comunicação mais utilizadas entre a sociedade de modo geral, vem através das praticas religiosas e meios de diversão local, como a festa da região que é a festa da padroeira. Com estes dados possibilitou a instituição montar um plano pedagógico que contemplasse a diversidade cultural, levando e agregando a população e aos alunos mais informações e enriquecendo seus conhecimentos.
Método este que permitiu notar o perfil dos pais nos últimos tempos, os quais estão se modificando, as mães estão voltando a estudar e acompanhar a vida escolar dos filhos.
A escola desta maneira trabalha estes alunos para que os mesmos se tornem mais críticos, participativos, reflexivos e autônomos.
Mas tudo isso é só se tornou possível mediante a equipe gestora da Instituição, que procurou fazer levantamentos prévios da comunidade, da vida familiar do aluno e inserindo recursos que possibilitasse o aproveitamento do pouco conhecimento que estes já traziam consigo.
Etapa 2
Aula-tema: Reflexões sobre o currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica.
Nome: Elisângela Teixeira da Silva RA: 9292601082
Como você acredita que aprendeu os valores morais e os princípios éticos que norteiam sua vida?
Venho de uma família humilde e tradicional, onde o pai trabalhava fora e mãe cuidava do lar. Meus pais sempre nos passaram valores com foco a boa educação, disciplina e obediência principalmente com os mais velhos. Por serem religiosos, sempre buscava nos educar dentro dos princípios da igreja, sem serem rígidos demais mas com o dialogo como base para a boa harmonia.
Fora os meus pais tínhamos também meus avós bem presentes que completavam nossa educação nos ensinado a sermos solidários uns com os outros e obedientes aos pais, como dizia minha avó, senão fossemos obedientes aos pais deixaríamos Jesus muito triste.
Como toda criança, tínhamos muita energia, brincávamos demais, falávamos muito, sorria, chorava, ou seja, o normal de toda criança sadia, mas com os bons princípios sendo ensinados a todo os momentos pelos nossos pais. A sermos mais humanos, sabendo ouvir as pessoas, respeitar e dialogar.
Analisando os princípios e valores ganho na minha infância, posso dizer que tudo o que sou hoje em relação a boa conduta se deram pela presente atuação dos meus pais, sempre atentos, ensinando o que era certo e errado e sempre dispensando uma atenção dobrada aos estudos.
Meus pais, meus avos e a escola posso dizer que foram o suporte e o alicerce necessários para eu e meus irmãos sermos cidadãos aptos para viver em uma sociedade exigente.
Etapa 2
Aula-tema: Reflexões sobre o currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica.
Nome: Milene Luquim RA: 9201578790
Como você acredita que aprendeu os valores morais e os princípios éticos que norteiam sua vida?
Aprendi através dos meus pais , na escola, na igreja e no decorrer da vida profissional e pessoal.
Etapa 2
Aula-tema: Reflexões sobre o currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica.
Nome: Dinalva Azevedo RA: 9293677963
Como você acredita que aprendeu os valores morais e os princípios éticos que norteiam sua vida?
O ser humano desde seus primeiros anos de vida recebe influências e milhares de informações sobre o mundo, religião, educação, arte, cidadania e uma variedade de coisas...
...