Atividade Pratica Supervisionada
Por: Saaory • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 779 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
INTRODUÇÃO
A avaliação é um direito da escola e tem por base verificar o desempenho dos alunos e a relação professor-aluno e, ensino-aprendizagem. Sendo avaliados os alunos, a escola também passa por avaliação, e dependendo dos resultados de desempenho, avaliamos o sistema de ensino.
A avaliação dos sistemas educacionais é um mecanismo para medir a qualidade da educação nas instituições de ensino, e serve também para ajudar o poder publico a direcionar os investimentos desta área.
No Brasil, o sistema de avaliação que conhecemos atualmente foi implantado em 1990 – Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e seus objetivos eram: regionalizar o processo avaliativo; conhecer e construir parâmetros do rendimento dos alunos em relação aos currículos; construir uma base de dados sobre o processo de ensino-aprendizagem nas escolas publica.
Em 2005, o SAEB se desdobrou em: Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESA), conhecido como Prova Brasil; Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB); e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Nessas avaliações, professores e diretores das instituições avaliadas respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil socioeconômico, e a partir disto o MEC e as secretárias municipais e estaduais da educação podem definir ações voltadas para o melhoramento da educação no Brasil e diminuindo a desigualdade, direcionando os recursos maiores para as áreas mais necessitadas (Educ-soc, Campinas Vol 28, n100 – Especial, p.989-1014, out 2007).
DESENVOLVIMENTO
A entrevista foi realizada no Colégio Multipla Escolha, escola particular/privada; localizada na Rua Rodrigo Romero 2-8, centro, Bauru-São Paulo, com uma professora do 5° ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo conhecer as opiniões desse profissional em relação ao papel das politicas publica de educação e da qualidade de ensino do país.
Entrevista realizada no dia 29 de Março de 2016, com duração de 40 minutos; onde foi feita as seguintes perguntas:
- Quais foram os motivos da escolha da profissão?
Amor pela educação, vontade de contribuir para melhoria do ensino, amor e zelo pelo ser humano e realização em passar conhecimento.
- Qual a qualidade do ensino na sua escola?
A qualidade é muito boa, visto que os livros são excelentes, com ótimo conteúdo didático e os profissionais de ensino são todos dedicados, interessadas e competentes.
- Que papel tem o professor na melhoria da educação?
O professor é fundamental para a melhoria na qualidade de ensino, porque tudo depende dele quando está numa sala de aula. Embora haja restrições e algumas dificuldades por lidarmos com seres humanos, temos que ter persistência e perseverança para compreender cada um dentro de seu contexto social, e particularidade intelectual de cada um.
- Que importância tem o projeto politico pedagógico para a contribuição de melhor qualidade de ensino?
Esses projetos visam quantificar e pesquisar como andam os conhecimentos dos alunos, dentro de seu âmbito educacional. Serve como uma pesquisa de referencia educacional e consequentemente de analise do sistema de ensino aliado à educação de cada serie escolar.
CONCLUSÃO
O processo de avaliação gera modificações positivas, levando em consideração ao que veio: a aprendizagem eficaz.
Antes de criticar, que as avaliações serve como possibilidade de mudanças na pratica educativa, e uma melhor politica educacional, visando à melhoria do ensino. Neste sentido o papel do professor é essencial, já que se tem falado muito na importância do mesmo, da sua qualidade para alterar os resultados da educação, visando à conquista de maior qualidade.
...