DISCIPLINA FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
Por: Saude Governador Celso Ramos • 12/4/2017 • Relatório de pesquisa • 938 Palavras (4 Páginas) • 389 Visualizações
DISCIPLINA FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA.
Atividade – TESE - (Até 5 páginas)
(Quando feita de forma facultativa e apresentada em sala valerá 0,5 na composição da média, isto é, será acrescenta na nota mais baixa da média. Cada análise sempre será apresentada e entregue no dia da discussão do texto. O número máximo de análise representa o número máximo de textos do plano de ensino).
ALUNA(o): Fernanda
REFERENCIA DO TEXTO: BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. (Cap. 2 – individualidade pág. 70-116).
1. RESUMO: (Tópico facultativo)
2. Questão / Tema -
[qual é o tema proposto para debater? No processo de leitura você identificou alguns pontos, estes pontos podem se tornar reflexivos, a partir do momento que você transforma ele numa pergunta? Lembre-se que as perguntas mais simples possuem um valor reflexivo ainda maior. Então vamos lá! Experimente. Deixo aqui com pequeno exemplo do que quero dizer. Imagine que o texto refere-se a um debate sobre a violência familiar e doméstica. Você está lendo os dados estatísticos das várias formas de violência contra a mulher e alguns argumentos são oferecidos pelo texto. É inevitável que as primeiras perguntas se relacione com a violência. Então façamos: (1) o que é a violência? (2) o que caracteriza violência familiar; (3) o que é violência contra a mulher? Através destas três perguntas podemos perceber que passamos pelo núcleo central do texto. Você deve estar se perguntando, como tenho certeza? A resposta é extremamente simples! Basta identificar no próprio texto indícios da resposta. Colete alguns argumentos do autor e transcreva no próximo ponto. Não deixe de citar a página que você extraiu a resposta. Utilize citações diretas. Não esqueça é necessário somente um tema/pergunta. Uma importante dica, para elaborar as questões/Tema é fugir de perguntas que procurem descrever fatos e dados. No exemplo acima, seria desnecessário questionar os próprios dados. Como por exemplo, fazer a seguinte pergunta: Qual é o percentual de denúncias existentes no Estado de SC, cuja resposta é um dado concreto no valor de 42%, não pergunte qual é o dado, pergunte então, porque o índice é tão alto. Questione a interpretação que o texto faz destes dados.
3. Argumentos extraídos do Texto. (Fundamentos)
DESTAQUE AQUI TRECHOS DO TEXTO QUE SEJAM RELACIONADOS COM O TEMA TRATADO. ( Não há limites, o único cuidado é coerência).
4. Argumentos Pessoais.
Logo após executar este procedimento lógico-formal é a hora de justificar o motivo pelo qual você selecionou aquele tema (Pergunta e resposta) escreva estes motivos. Faça em forma de texto dissertativo, com suas próprias palavras uma apreciação honesta do conteúdo lido. Construa um pequeno texto, coerente, conciso com (início, meio e fim). Utilize as mesmas regras das famosas redações para vestibular. Não deixe palavras e conceitos vagos no texto. Utilize sua capacidade argumentativa, seja criativo. Evite copiar ou citar trechos do texto. Faça de forma autoral. Qual é sua posição nesta discussão, convença o professor e seus colegas do seu ponto de vista. Transcreva, de fato, o que você está pensando.
Pois é exatamente com este seu comentário que você apresentará de forma oral no dia da aula presencial. Capriche, pois este é um exercício natural de sua futura vida profissional.
ANALISE = RELAÇÃO. (APRESENTE E DESTAQUE SEUS OBJETOS RELACIONÁVEIS E JUSTIFIQUE SUA RESPOTA)
5. Referências Bibliográficas
Caso você utilizar uma outra referência além do texto base! Acrescente aqui. Não esqueça que a referência complementar ela deve estar absolutamente conexão com os argumentos do texto. Caso o aluno não analise o texto e só use referência externa. Não será atribuída nota, por fuga do tema proposto.
Ref.
...