Atividade de Portfólio da Disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa professor Orivaldo Rocha.
Por: henkert04041999 • 7/11/2019 • Trabalho acadêmico • 591 Palavras (3 Páginas) • 828 Visualizações
[pic 1]
Rayla da Silva Henkert RA:8028150
Pedagogia (Licenciatura)
Atividade de Portfólio da Disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa professor Orivaldo Rocha.
BATATAIS
2019
Título do projeto: A Correção da produção textual
2ª Etapa: elaboração de atividades de reescrita
Com base no estudo desta semana e nas orientações do texto visto anteriormente, apresente uma sequência didática (uma sequência de pelo menos três atividades) que realizaria para levar o aluno a reescrever seu texto que aparece a seguir. Descreva as atividades e seus objetivos.
Tema: Bilhete
Objetivos:
- Leitura: Explorar o gênero bilhete; conhecer diferentes tipos bilhete;
- Interpretação: Reconhecer as características do gênero e sua função social;
- Produção de Texto: Produzir bilhetes e acordo com a sua estrutura em duplas ou tendo o professor escriba.
Justificativa:
Sistematizar o gênero bilhete.
Estratégias:
1ª etapa- Brincadeira muda
Este é o jogo que explora ao máximo a habilidade da leitura, expressão não verbal, além da interpretação. Estimular a interação dos educandos, possibilitando o destaque de liderança, colaboração e participação coletiva, uma vez que as decisões são tomadas a partir do desejo coletivo. Essa dinâmica tornará o aprendizado mais prazeroso, provocará movimento, ao mesmo tempo que exigirá disciplina e concentração. MATERIAL NECESSÁRIO:
- Fichas de palavras;
- Caixa decorada.
Reunir a turma em círculo e explicar a dinâmica da brincadeira. Apenas um educando poderá falar, ou seja, aquele que for feito como “porta voz”. A cada rodada, o porta voz retira um papel como uma ação da caixa e entrega para um dos colegas que irá representar o que está escrito dramatizando e escolher alguém para adivinhar o que ele representou. Sugestões: - você precisa atravessar um rio que está com a ponte caindo – você está com vontade de ir ao banheiro – você foi andar de bicicleta levou um tombo e quebrou o braço – você foi ao restaurante e comeu uma comida com muita pimenta.
2ª etapa
Ao chegar na sala, haverá um bilhete pregado na lousa onde a professora da outra sala solicita algo emprestado. Ler com os alunos e discutir os conhecimentos prévios sobre bilhetes com perguntas como: o que você faz quando precisa deixar um recado a um colega que não está presente e não tem como fazê-lo por telefone? Como você avisa que alguém ligou para sua casa? Como você faz para não esquecer os recados?
- Para que serve um bilhete?
- Quem já escreveu ou recebeu um bilhete?
- Como os bilhetes são enviados?
Pedir para uma criança levar para outra professora o que foi pedido.
Apresentação de vários bilhetes para análise.
3ª etapa
Ao chegar, haverá um bilhete de agradecimento e a revolução do que foi emprestado.
Sugerir para as crianças ajudarem a produzir um bilhete de resposta, informando a outra professora que ficamos felizes em ajudar e pode contar quando precisar. Levantar com crianças previamente o que deve haver em um bilhete. Explicar aos alunos a estrutura de um bilhete
- Data
- Para quem o bilhete foi escrito
...