Atividade de sala: Laços e cadarços
Seminário: Atividade de sala: Laços e cadarços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/2/2015 • Seminário • 539 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Atividade de sala
Laços e cadarços
Material:
• 1 folha papel color sete (ou qualquer outro material que não se dobre com facilidade)
• 2 Pedaços de barbante (Para tornar a atividade mais divertida utilizar barbantes coloridos)
• Caneta
Modo de fazer:
• Desenhar um formato de sapato no papel.
• Fazer cinco furos em cada lado do sapato.
• Trance o barbante no papel.
Está atividade é para crianças a partir de 4 anos é para ensinar a criança a aprender a amarrar o sapato sozinha de uma forma divertida e fácil para que se interesse em treinar diversas vezes.
Desenvolvendo assim a cuidar da sua aparência e segurança evitando um acidente, como por exemplo, tropeçar nos cadarços.
Vamos, agora, aprofundar o nosso conhecimento. Após a leitura dos artigos e do vídeo solicitados como forma de complementação do nosso estudo, peço algumas reflexões sobre o assunto abordado nesse material.
a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.
O artigo aborda o sócio- construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial. Froebel enfatiza o brinquedo, atividade lúdica e a apreender o significado da família nas relações humanas. Observou que, através dos jogos e do brinquedo, a criança estimula seu desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos, aperfeiçoando suas habilidades.
b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.
Sim, existem diferenças. A educação positivista e caracterizada pela maturidade do espírito humano, pela luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião.
Socialista esse período da historia tratara a pedagogia sob um ponto de vista político defendendo a visão da educação universal, politécnica.
c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?
Nos meios acadêmicos, John Dewey é fonte de referência em estudos e pesquisas sobre o pensamento e as habilidades reflexivas e críticas dos estudantes, sobretudo no campo da arte-educação.
Na concepção de John Dewey, a comunidade é o local da política e o verdadeiro sujeito político é o homem comum, no seu cotidiano. Ele introduz uma noção de fraternidade que carrega consigo o sentido de cooperação, e que possibilita conciliar os conceitos de liberdade e igualdade com emancipação.
d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.
A teoria de Jean Piaget é estudada por muitas pessoas, mas o seu objetivo principal é nos mostrar que a inteligência do ser humano é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio em que vive, ou seja, adquirimos conhecimento através das experiências que vivemos ao longo de nossa vida aqui na terra.
...