Atividades e Suas Formas de Abordagem
Por: danifefe • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.708 Palavras (7 Páginas) • 434 Visualizações
Atividades e suas formas de abordagem:
Tema: Jogo Cai não cai das Letras
Conteúdo: Exercitar o pensamento, desenvolver a motricidade fina e grossa, trabalhar conceitos de reciclagem, ensinar a importância da reutilização de materiais na construção de outros objetos como o brinquedo cai não cai, imaginação, oralidade e reconhecer letras e palavras.
Objetivo: É trabalhar o raciocínio lógico e equilíbrio. O objetivo do jogo é retirar os palitos de churrasco da garrafa, conforme as bolinhas de gude forem caindo as crianças tem que formar pelo menos uma palavra de acordo com as letras que tiver fixada na bolinha de gude.
Regras: Os jogadores vão retirando os palitos de churrasco um de cada vez, tentando evitar que as bolinhas de gude caiam no fundo da garrafa. Todas as bolinhas tem fixada uma letra, conforme o jogador derrubar as bolinhas ele precisa montar uma palavra, o jogador que montar o maior numero de palavra corretamente ganha o jogo.
Metodologia: Além de educativos, os trabalhos manuais de reciclagem são momentos de diversão para as crianças. Faça furinhos espalhados na garrafa utilizando um prego. Coloque os palitos de churrasco nos furos, atravessando a garrafa. Faça uma abertura na parte de baixo para retirar as bolinhas que caírem. Encha a parte de cima da garrafa com as bolinhas de gude e pronto. Agora é só se divertir e aprender.
Recursos Necessários: Uma garrafa PET; um prego; palitos de churrasco; tinta guache; bolinhas de gude; fita adesiva; tesoura.
Avaliação: Avaliar observando a interação dos alunos, fazendo perguntas, colocando situações problemas para serem resolvidas durante o jogo, fazendo assim com que possamos verificar se o processo de ensino aprendizagem esta sendo validos, os conteúdos absorvidos e o objetivo alcançado.
Tema: Fabula
Conteúdo: Fabulas são textos que fazem parte da cultura das crianças, além do valor histórico trazem problemas que fazem parte do universo infantil. Além disso, as fabulas trazem ensinamento para a vida das crianças com suas lições de moral.
Objetivo: Identificação do alfabeto, reconhecimento da palavra, leitura de pequenos textos, conhecer e compreender as fabula estimular a criatividade e imaginação, promover o habito da leitura.
Atividades Previstas: Leitura das fábulas; Atividades diversas de escrita (cruzadinhas, caça palavras, ordem alfabética, etc.); Levantamento das fábulas conhecidas; Assistir DVDs de fábulas; Atividades de compreensão e interpretação; Pesquisa escrita de textos e atividades de ortografia na Sala Ouvir fábulas com CDs;
Recursos Necessários: Livros de fabulas; atividades de leitura acompanhada de ilustração do texto; TV; DVD CD; Aparelho de som.
Avaliação: Serão contínuas, através da participação, desenvolvimento, criatividade e produto final do aluno.
Tema: Alfabeto
Conteúdo: Reconhecimento das letras com precisão e segurança, assimilação de imagens e letras ex: rótulos outdoor.
Objetivo: Identificação de letras e palavras, realizar hipóteses de escrita; Conhecer diferentes tipos de grafias das letras do alfabeto; •Organizar e interagir com colegas em grupo, conhecer o alfabeto aleatoriamente não apenas decorado em sequencia.
Metodologia/ Atividades previstas:
As crianças serão divididas de forma que cada uma fique responsável por uma letra do alfabeto, a professora fara uma chamada e a criança que estiver com a letra ditada pela professora terá que se levantar.
A criança recebera encartes e panfletos de supermercados e a mesma terá que recortar do encarte um objeto que comece com a letra recebida.
Recursos necessários:
Alfabeto Móvel
Encartes
Panfletos
Avaliação:
Avaliar durante as atividades, orientando estimulando e desafiando o aluno.
Registrar avanços de forma geral.
Tema: Gibi
Conteúdo: Ajudar a formação da escrita utilizando historias em quadrinho, relacionar imagens com texto verbal, reconhecer tipos de balões como forma de expressões dentro dos quadrinhos.
Objetivo: Aprimorar a oralidade, desenvolver o gosto pela leitura, reconhecer os elementos característicos das historias em quadrinhos, estimular imaginação, interpretação e a criatividade.
Metodologia / Atividades Previstas:
Explicar sobre tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos deverá registrar em sua folha aqueles encontrados;
Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um;
Escrita espontânea de uma historia em quadrinhos utilizando os recursos aprendidos, como balões, legendas, entre outros.
Disponibilizar gibis para que as crianças possam folhá-los e lê-los;
Recursos necessários:
Revistas de historias em quadrinhos, Folha Sulfite e Lápis de cor.
Avaliação: A avaliação será continua o desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as reações, observações e intervenções do professor.
Paulo Reglus Neves Freire
• Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco.
• Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família.
• Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife.
• Em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco.
• Pelo golpe militar de 31 de março de 1964, sua carreira no Brasil foi interrompida. Acusado de subversão, ele passou 72 dias na prisão e, em seguida, partiu para o exílio. No Chile, trabalhou por cinco anos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Nesse período, escreveu o seu principal livro: Pedagogia do Oprimido (1968).
...