Atividades praticas
Por: laryalves • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.539 Palavras (7 Páginas) • 205 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo analisar os modelos tradicionalistas, comportamentalista e humanista e compará-lo com o livro de Rubem Alves, Pinóquio às avessas destacando seus pontos positivos e negativos de acordo com cada definição das abordagens.
Tendo como meta mostrar a influência da escola, do professor no crescimento do aluno, o livro visa todos esses tipos e diferentes métodos de ensino podem gerar conflitos não só na aprendizagem, mas como na vida pessoal.
Portanto mostraremos o desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da vida de Felipe, e as implicações que cada modelo teve em seu dia a dia.
Abordagem Tradicionalista
Felipe era um menino muito esperto e inteligente, era perguntador e sonhava demais. Seu pai sempre estava falando sobre a vida e a vida dentro da escola como deveria se comportar: obedecer a professora, tirar boas notas, ser um bom aluno etc. Ele foi para a escola e foi como seu pai havia lhe falado, tinha que seguir as regras, o modelo escolar. Ele fazia muitas perguntas à professora sobre as experiências que tinha adquirido antes de entrar na escola, mas a professora se recusava a respondê-las, pois a escola seguia o modelo tradicional, onde o programa, as disciplinas, o professor são o primordial nesta abordagem; o aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. O professor detém os meios coletivos de expressão, ou seja, as experiências vivenciadas por Felipe não eram consideráveis.
O que tem de bom no tradicional é que com esse método Felipe começou a tirar boas notas e se tornou um homem bem sucedido. Para Skinner o ensino tradicional é verdadeiro e tem a pretensão de conduzir o aluno até o contato com as realizações humanas.
O que tem de ruim é que nesse modelo é que não permite o desenvolvimento e criatividade do aluno, a abordagem tradicional é caracterizada pelas concepções de educação com um produto, já que os modelos a serem alcançados já estão pré-estabelecidos.
Abordagem comportamental
A abordagem comportamental caracteriza como objetivo do empirismo, aonde o conhecimento vêm das experiências adquiridas. Neste tipo de abordagem um estímulo para que Felipe tirasse boas notas, tivesse prestígio, diploma, passasse no vestibular e entre outros.
O planejamento da escola vai reforçando o aluno para obter uma resposta bem positiva em tudo, ou seja, vai estimulando a vontade de aprender, apresentar possibilidades e também o lado bom do aprendizado.
O homem nesta abordagem é uma conseqüência das influências ou forças existentes no ambiente, aqui o homem vai ser submetido pelo lugar, seu comportamento será de acordo com o seu ambiente. Com base no livro Pinóquio as Avessas, Felipe acabou se tornando o que o sistema havia imposto, deixou de fazer perguntas que não eram relevantes e passou a seguir os parâmetros “aceitáveis” pela sociedade.
Quando ele se forma e se torna um frangologista respeitoso, mostra diretamente esta influência, pois na realidade seu grande sonho era ser um cuidador de pássaros, mas para não decepcionar seus pais acabou deixando-se manipular e isso é um aspecto negativo.
Abordagem Humanista
Na modelo humanista, o professor em si não transmite conteúdo, dá assistência, sendo um facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências dos alunos, é considerável somente aquilo que o aluno vivenciou. O professor não ensina, apenas cria condições para que os alunos aprendam.
Com base na teoria humanista, o homem é o principal elaborador do conhecimento humano. É considerada como uma pessoa situada no mundo, sem regras, e modelos a seguir, ele apenas tem de ser ele mesmo procurando conhecer o seu ser interior. No livro Pinóquio às Avessas, Rubem Alves retrata, o modelo de aprendizagem nos dias de hoje, onde crianças são influenciadas a seguir um padrão de aprendizagem, onde não se leva em consideração a subjetividade de cada pessoa que é representado pelo Felipe, quando tenta fazer perguntas sobre assuntos não relacionados à escola e acaba sendo barrado.
Segundo (Rogers) o indivíduo faz uma análise dele mesmo, o que esta acontecendo ao redor dele, o que pode ser melhorado primeiramente pra ele depois vai refletir na sociedade, na casa dele. Ele começou a ser o melhor, resolveu estudar, se formou, as condições do seu interior melhorou porque pensou em si e no outro, mas após formado e ‘’realizado’’ profissionalmente, ele estava triste, mas teve um sonho de que apesar de ter passado por um sistema educacional rígido, conservador e empírico ele não perdeu a capacidade de sonhar e de transformar e realizar-se.
...