Atps de Ciências
Por: vieiracibele • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.651 Palavras (7 Páginas) • 161 Visualizações
INTRODUÇÀO..............................................................................................................p.1
ETAPA 1.................................................................................................................................... p.2
ETAPA 2...................................................................................................................................p.3
ETAPA 3............................................................................................................................p.4
ETAPA 4.............................................................................................................................p.5
INTRODUÇÃO
Falaremos aqui sobre a importância da estruturação, organização e gestão escolar. Nesse contexto visamos também às melhorias para o futuro da mesma ; assim como para a comunidade escolar em geral.
A análise da estrutura organizacional da escola no entanto, visa identificar quais estruturas são valorizadas e por quem, verificando as relações funcionais entre elas. É preciso ficar claro que a escola é uma organização orientada por finalidades, controlada e permeada pelas questões do poder. As estruturas pedagógicas referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo. Nessas estruturas pedagógicas incluem-se todos os setores necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Enfim, Avaliar a estrutura organizacional significa questionar os pressupostos que embasam a estrutura burocrática da escola que inviabiliza a formação de cidadãos aptos a criar ou modificar a realidade social. Para realizar um ensino de qualidade e cumprir suas finalidades, as escolas têm que romper com a atual forma de organização burocrática que regula o trabalho pedagógico - pela conformidade às regras fixadas, pela obediência a leis e diretrizes emanadas do poder central e pela cisão entre os que pensam e executam -, que conduz à fragmentação e ao conseqüente controle hierárquico que enfatiza três aspectos inter-relacionados: o tempo, a ordem e a disciplina.
Contudo, foram realizadas na escola, pesquisas de campo onde obtivemos resultados satisfatórios e reflexivos.
ETAPA 1
PASSO 01
Organização e Gestão, objetivos do ensino e trabalho dos professores
É visto hoje, acredito que em toda escola da rede pública a privada, a luta dos diretores e coordenadores, ao tentar transpor para seus professores e público alvo, uma organização escolar autônoma e centralizada, onde todos ganhem, onde os objetivos á serem alcançados sejam realmente alcançados, da melhor forma possível.
Porém, surgem alguns conflitos que vale ser ressaltados: a insatisfação nítida por parte de alguns professores, o que gera automaticamente um fracasso no aprendizado. Pode-se culpar a gestão escolar? Não! Contudo, os gestores nesse caso, estão fazendo sua parte. E será que estão? É relativo. Nunca todos estarão satisfeitos, o que para um é bom, para outros nem tanto. Pode ser o contrario, a equipe de professores estar plenamente satisfeitos ( o que é quase impossível), e a gestão não ser tão boa assim.
E assim sempre será!
Porém o que mais se vê, é descontentamento e acomodação por partes dos professores que tanto reclamam e criticam a gestão.
Cabe então, a direção e a coordenação da escola continuar fazendo sua parte, tendo um currículo flexível até onde pode ser, respeitando assim o Estado, as Leis. E cabe ao profissional, o professor, respeitar as decisões da escola, podendo ser devidamente critico nas reuniões que de fato são muitas, ou seja, ele tem sim oportunidade de falar e expor seus critérios; quando na verdade o que acontece é, crítica aos colegas, falações nos corredores e arredores da escola. Pra ser mais real, o principal problema é a desunião dos mesmos, a disputa, a falta de respeito, sem generalizar.
Contudo, existe uma tendência: A tendência é trazer esses professores a se unirem para aperfeiçoar o trabalho escolar, e de fato atender os objetivos e necessidades que a comunidade espera. Mas será que chegaremos a essa tendência? Temos muitos professores tradicionais que ainda não entenderam que a educação mudou e vem mudando, e temos muitos professores acomodados e desmotivados com tudo e com todos.
Porém, como futuros educadores, cabe a nós tentar e acreditar que podemos sim fazer a diferença dentro da escola, e principalmente dentro da sala de aula, onde não temos que provar pra ninguém, além dos alunos, e acima de tudo para nós mesmos, que somos autores direto da mudança, afinal, escolhemos essa profissão.
ETAPA 02
PASSO 03
Embasando o PPP da escola, temos clara a seguinte informação: É na discussão coletiva que os grupos participantes do processo educativo escolar poderão superar conflitos e definir perspectivas claras sobre o que pode ser feito para concretizar um projeto para a escola.
E é discutindo o Calendário Escolar, o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres, o Grêmio, os Projetos , as ações com maior ênfase ao longo do ano de acordo com os objetivos que temos, que damos inicio a afinação do diálogo e superação de conflitos.
A EMEF. “Prof. Airton Arantes Ribeiro” por meio de seus profissionais, tem se empenhado não só em ter melhores resultados em avaliações externas, mas também, e sobretudo, em “melhorar” seus resultados em seus projetos internos que visão à boa convivência ente os alunos no seu dia a dia, refletindo e trabalhando sobre valores e ética aqui envolvidos, e ter como resultado, atitudes que transponham os muros da escola, estejam na comunidade e promovam, portanto, melhorias na qualidade social de cada aluno e família, que começa numa perspectiva local e pode promover mudanças em perspectiva global.
A partir daí, temos clara também
...