Atps de ciências
Por: EvairRogerio • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.095 Palavras (9 Páginas) • 173 Visualizações
ETAPA 1
AULA-TEMA: A ciência no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento cientifico na escola.
Nunca deve se menosprezar a importância da Ciência no Ensino Fundamental, mas infelizmente a mesma tem sido negligenciada e colocada na grade de forma superficial quando não é esquecida.
Através da educação em Ciências o professor tem a oportunidade de estimular a curiosidade de seus alunos, despertando neles uma inquietação do desconhecido buscando explicações e desenvolvendo posturas críticas e adquirindo ferramentas para realizar julgamentos e buscar soluções.
O professor em sala de aula deve tomar certos cuidados ao transmitir o conhecimento da disciplina mesmo sendo voltadas para os alunos do 1º ao 5º Ano Fundamental as explicações devem ser claras e objetivas, nunca alteradas ou minimizadas, as dúvidas devem ser esclarecidas e mesmo que os alunos ainda não dominem totalmente a leitura o professor poderá usar momentos para estimular o ato de ler.
Não é necessário que o professor seja graduado em Ciências, mais estando em sala e tendo a necessidade de dar aulas dessa disciplina o mesmo deve buscar conhecimentos para compartilhar com seus alunos de uma forma atrativa que os envolvem, sempre valorizando o ato da pesquisa e estimulando a ampliação de seus saberes.
Se imaginarmos que o professor leve para sua sala de aula uma situação-problema de um assunto distinto, mais que o mesmo venha sido abordado pela mídia ou é algo decorrente na comunidade em que vivem seus alunos, algo instigante propondo a criação de grupos para que todos participem de cada etapa, criando dúvidas e através de um trabalho bem elaborado e organizado documentando cada etapa em textos e desenhos, e podendo sim levar esse projeto de pesquisa além de suas expectativas.
ETAPA 2
AULA- TEMA: Aulas práticas e a possibilidade de enculturação cientifica
TEMA : Cromatografia em papel
OBETIVOS:
Conhecer o processo de cromatografia e observar a decomposição das cores da caneta hidrografica
Realizar a separação dos pegmentos que compõem uma determinada cor
Identificar e nomear as cores
MATERIAS NECESSÁRIO
- Canetinhas hidrográficas
- Papel filtro
- Alcool
- Recipiente de vidro
- Llivros para suporte
- Régua
- Fita crepe
- Tesoura
PROCEDIMENTO DE REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO:
Cortar o papel filtro em tiras do mesmo tamanho e em uma das pontas fazer uma pequena bolinha com as canetinhas hidrográficas, colar na outra ponta a canetinha da cor correspondente a pintura e fixar todas as tiras com as canetinhas na régua e apoi-la com os livros de modo que o recipiente com alcool fique a baixo das tiras para que somente a ponta do filtro entre em contato com o alcool.
RESULTADO:
Com essa experiencia observamos que quando o papel já pintado entra em contato com o alcool, e de acordo com o aumento do nível do mesmo começa haver uma distorção na figura original, pode-se perceber que cada cor da canetinha utilizada sofre uma reação quimica diferente, isso acarreta uma expansão vertical e horizontal mediante ao nível do alcool. Algumas cores em sua fabricaçao foram utilizados varias pigmentações para alcançar uma única tonalidade de cor, mais a cores que são originadas de somente uma pigmentaçao.
A pigmentação mais utilizada na fabricação de uma cor tende a prevalecer pois sua densidade é maior devido ao seu volume, porém as pigmentações com menor volume são as que sofrem maior alteção no papel em contato com o alcool.
CONCLUSAO:
Cromatografia é uma técnica de separação de substancia em solução diante do precesso de absorção seletivas. Se trata de uma uma experiencia de facil acesso e rapida para ser desenvolvida em sala , pois os alunos poderão identificar as decomposições das pigmentações na fabricação das cores.
É de grande importancia o professor trazer aulas praticas para seus alunos de modo que eles entendam como determinado produto foram feito ate que estivesse em suas maõs. Garantindo o intesse dos alunos nas aulas teremos resultados significativos e uma certeza de aprendizado com qualidade.
RELATÓRIO DE CROMATOGRAFIA EM PAPEL
A cromatografia é uma técnica física química de separação de misturas, baseada no diferencial de migração das substâncias sobre uma fase fixa, chamada de fase estacionária. A importância desse experimento para os alunos e mostrar como se obtém o colorido das tintas, que geralmente vem de pigmentos colhidos de terras raras e que esses pigmentos são dissolvidos em solventes próprios para obter a cor das canetinhas. Mas tais tintas de modo geral são insolúveis em água, mas solúvel em álcool, como é feito nessa experiência.
Através dessa experiência os alunos poderão observar que haverá uma distorção na figura original da cor no papel e com isso ver a pigmentação que cada cor de canetinha tem ao entrar em contado com o álcool e assim identificar a sua cor de origem. Essa experiência fara com que eles tenham um contado mais direto com a ciência e tudo o que ela tem a oferecer a eles em sala de aula.
TEMA: Experiência “Extrair o DNA de uma Banana”?
TURMA: 5º ano do ensino fundamental.
OBJETIVOS:
Extrair o DNA das células uma banana e observar que o mesmo pode ser visto a olho nu
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- 100 ml de Água
- 1 Banana
- 1 colher
- 1 garfo
- 2 copos (vidro transparente)
- 100 ml de Álcool etílico (gelado)
- 5 ml de Detergente
- Peneira ou Filtro de Café
- Sal
- Prato raso
PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTO:
1º Passo
Amassar a banana com o garfo em um prato raso
2º Passo
Colocar a banana amassada dentro do copo junto com o sal detergente e a agua, mexer bem a mistura.
3º Passo
Coar a mistura, para separar o liquido do bagaço. Pois iremos utilizar só o liquido da solução.
4º Passo
Colocar a mistura coada em outro copo, e com cuidado acrescentar o álcool gelado deixando cair no canto do copo.
5º Passo
Deixar a mistura descansar por 5 minutos.
RESULTADO:
...