Atps de educação de jovens e adultos
Por: g23marques2004 • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.503 Palavras (11 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Pedagogia
Atividade Avaliativa - ATPS
Educação de jovens e Adultos
Prof. EAD: VIVIAN DE MENEZES
Ana Lucia Vilas Boas Gonçalves RA– 7192530663
Ana Oliveira Gomes RA– 6526263183
Auzeni Porfirio de Brito Cruz RA– 6526252565
Elaine Conceição Minharro RA– 7325551759
Eliana Martines da Silva RA– 6966455968
JUNDIAÍ / SP
SETEMBRO – 2015
Ana Lucia Vilas Boas Gonçalves RA-7192530663
Ana Oliveira Gomes RA- 6526263183
Auzeni Porfirio de Brito Cruz RA- 6526252565
Elaine Conceição Minharro RA- 7325551759
Eliana Martines da Silva RA- 6966455968
ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Profª EAD : VIVIAN DE MENEZES
Professor tutor presencial: Jussara Perpétua Resende
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Educação de Jovens e Adultos para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Jundiaí /SP
SETEMBRO – 2015
SUMÁRIO
1 - Introdução...................................................................................................................... 04
2 - As contribuições de Paulo Freire para alfabetização de adultos........................ ........... 05
2.1 – Características do educando da educação de jovens e adultos...................... 06
3 – Conteúdos da proposta pedagógica da EJA................................................................. 07
3.1 – Objetivo gerais da EJA.................................................................................. 07.
4 – Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para EJA?...................................... 08
5 – Plano de aula para alunos.............................................................................................. 09
6 - Considerações finais....................................................................................................... 11
8 - Referências..................................................................................................................... 12
1 - INTRODUÇÃO
A educação no Brasil foi executada pelos padres jesuítas no período colonização, pois havia o interesse de manipular os habitantes do Brasil, que nesse momento histórico eram os índios.
Ocorria que para conquistar o povo nativo foi necessário catequizá-los e instruí-los na pedagogia da corte Portuguesa, já que esta tinha grande interesse tanto econômico quanto de extração de riquezas.
Observa-se que os jesuítas foram em parte grandes desbravadores no que se refere á educação, porém não havia interesse que esses índios se tornassem autônomos de seu próprio conhecimento e sim escravo de uma cultura da qual não fazia parte.
Enfim, ao estudar o processo educativo no Brasil, não há como negar que tudo já girava em torno de interesse políticos e sociais de cada época, e de cada partido que estivesse no poder.
A história nos mostra que a educação está sempre atrelada aos interesses governamentais, e que embora se deseje fazer muito pela educação sempre haverá uma linha tênue entre o que se pretende alcançar no processo educativo, e ou o que se pode ser alcançado.
Neste cenário educacional se dá o processo da Educação de Jovens e Adultos estes dos quais por motivos variados se desligaram do processo educacional.
Por isso que a EJA é de fundamental importância no âmbito da educação no Brasil e no mundo, se realizam várias conferências a fim de se discutir o melhor caminho para o desenvolvimento e reparação por parte da sociedade aos excluídos da educação.
2 - AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
A educação é fundamental para que todos possam intervir de modo consciente no processo de construção do se conhecimento e para uma vida mais digna de oportunidades em sociedade.
Ensinar e aprender envolve um processo coletivo de experiências e idéias. Neste sentido a educação de jovens e Adultos é um programa que demonstra não só na teoria e também na prática que é possível mudar os rumos sociais do nosso país através da educação.
A Eja se destina as pessoas que por vários motivos, que não concluíram a educação básica.
Aquelas pessoas que não tiveram acesso à escola na idade adequada, essa modalidade de ensino é reconhecida pela LDBEN nº 9.394/96, art. 37 destaca” A educação de jovens e adultos será destinada aquelas pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino fundamental e médio na idade própria.”
No Brasil ocorre muita desigualdade social, o dinheiro fica centrado nas mãos de uma minoria enquanto o resto da população precisa se desdobrar em vários para conseguir manter nesta montanha russa, na qual o mais rico sempre tem as forças nas mãos.
A educação é a única e poderoso arma para mudar esse cenário nacional e também mundial, face disso que para alguns governantes a educação nunca é prioridade já que um povo letrado é cada vez mais livre e possuidor dos seus direitos garantidos em constituição.
Atualmente a sociedade está em um processo de constantes transformações, levando o cidadão a busca de construção do seu conhecimento e elevação de seu grau de escolarização, a própria globalização é um dos fatores desencadeantes desse novo processo mundial.
...