Augusto Comte na Pedagogia
Por: valdetea • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.628 Palavras (7 Páginas) • 218 Visualizações
Universidade Aberta do Brasil-UAB
Universidade Federal de São João Deu – Rei – UFJ
Núcleo de Educação a Distância – NEAD
Disciplina: Sociologia da educação
Pólo: Itamarandiba
Tutora a Distância: Vanda dos Reis Nascimento
Tutora Presencial: Maria Lucia Santos
Estudante: Valdete Aparecida Correia
Itamarandiba, 04 de Maio 2015
Auguste Comte
Pensador francês considerado o pai da Sociologia, preocupado com a formação de uma civilização pacífica racional e cientifica. As idéias devem fundamentar uma reorganização moral e política da sociedade; cria a Lei dos três estados que através de um processo de educação da inteligência humana, leva a uma evolução dos estágios mais simples e primitivos até o estágio mais complexo; inspirando-se nas leis da física, entendeu que a sociologia deveria ser dividida em duas partes, que ele chamou de estática social que trata das leis do equilíbrio de uma sociedade; e dinâmica social que estuda o funcionamento da sociedade e das leis que explicam o seu desenvolvimento (COMTE, 1972). A sociologia deveria estudar as leis do desenvolvimento histórico inevitável para tornar os homens cientes das medidas que precisam ser adotadas pelas políticas governamentais para a felicidade de toda a espécie humana; Era contra o liberalismo. Reestrutura a educação com base no conhecimento positivista; voltada para a educação do indivíduo que possa contribuir de forma útil em beneficio do todo social. Uma educação que faria prevalecer à formação moral para que se estabelecesse a harmonia e a ordem; Todos trabalhando produtivamente pelo bem da sociedade; Estabelecimento de um poder espiritual que encaminhasse os indivíduos para a “perfeição social”; Moral inspirada na razão que tornasse possível a submissão pacifica e voluntária; Educação Geral que ensinasse a prática do altruísmo em beneficio da harmonia social; Educação diferenciada para os chefes da indústria e operários; “as pessoas deveriam se conformar com suas posições na sociedade pelo bem social”.
Emile Durkheim
Francês. Para ele a sociologia prevalece sobre o indivíduo, à sociedade constrói normas de ação, pensamentos, sentimento, etc. Estabelecimento de uma ordem social equilibrada, existência de um processo social evolutivo, regido por leis naturais que ocorrem independentemente das ações individuais; Consciência coletiva: solidariedade entre os indivíduos capaz de levar á manutenção da sociedade que influência de forma coercitiva para que cultivem suas crenças, valores, idéias e etc. Vida social feita de representações coletivas que são os modos de pensar que fazem parte da consciência que um grupo tem de si mesmo; Fato social: formas de agir e pensar que podem influenciar as condutas individuais de forma coercitiva com capacidade de se impor aos indivíduos, como costumes, crenças, a moralidade ou a educação; podem ser reconhecidas pela coerção social, exterioridade, generalidade e consciência individual. O objeto da sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados com coisas de forma que o pesquisador possa impedir que sua opinião contamine o estudo; A sociedade com caracteres próprios, mais simples, sem divisão. Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
A educação é racionalista, exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social. Tem como objetivo criar o “ser social” com base em uma forma de “coação permanente exercida sobre a criança” pelo meio social para “moldá-la á sua imagem; pais e professores são apenas representantes e intermediários; a Educação é um instrumento e um fenômeno da consciência coletiva que socializa as novas gerações de acordo com os pressupostos morais, religiosos, ensinando-lhes certas maneiras de pensar, de sentir ou de agir; A educação como processo de reprodução de uma certa sociedade por meio da socialização das novas gerações; processo de individuação: o que leva os seres humanos a se pensarem como indivíduos livres e iguais aos demais indivíduos; Solidariedade mecânica: consciência coletiva no qual os indivíduos são educados de modo a diferir pouco entre si e a compartilhar sentimentos e valores, reconhecendo os mesmo objetos como sagrados; Solidariedade orgânica: estado da consciência coletiva no qual se educa os indivíduos a se diferenciar dos demais, onde cada um exerce uma função própria na divisão do trabalho social para o beneficio de todos; cada um desenvolve habilidades específicas que a tornem capacitada para desempenhar uma função que contribua para o conjunto social; Pedagogia sendo uma orientação consciente da ação educativa sistemática que visa formar as novas gerações.
Max Weber
Alemão, privilegia a sociedade acima de tudo.
Preocupação com a dimensão racionalizadora da educação nas sociedades modernas; estudo da ação social do individuo, já que os fenômenos sociais têm como causa as ações individuais dotadas de sentido; Compreender a ação social do indivíduo por meio da interpretação do sentido que o agente atribuiu á sua conduta, sua possível causa e seus efeitos presumidos; A relação social ocorre quando os indivíduos realizam suas ações compartilhando um motivo entre si, ou tendo como referência um conjunto indeterminado de outros indivíduos; O ponto de partida da pesquisa sociológica é o agente individual; Processo de racionalização ocorre quando há uma mudança na conduta dos indivíduos, que aos poucos deixam de agir motivados pelo costume e pela tradição.
Para Weber a ênfase não era a sociedade, mas sim as pessoas e suas ações.
A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais.
O objeto de estudo, portanto é a AÇÂO SOCIAL.
Qualquer ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação dos outros. Só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer uma comunicação com os demais.
Destacou quatro tipologias: Ação Tradicional, Ação Afetiva, Ação Racional com Relação a Valores e Ação Racional com Relação a Fins (MACRE, 1975). Essas ações podem se dar de forma isoladas ou concomitantemente.
...