Aula-tema - Introdução à Legislação Educacional
Por: Felipeallmix • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 513 Visualizações
ETAPA 1: AULA-TEMA: INTRODUÇÃO À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
Passo 3 – Texto dissertativo argumentativo envolvendo definições de Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental.
Quando se chega à idade escolar, que varia em torno dos 04 e 05 anos de idade no Brasil, a atenção para os pequenos brasileiros redobra e retoma muita atenção por parte dos pais e professores, além de envolver a comunidade de ensino como um todo, que engloba pais, professores, corpo administrativo da escola e demais cidadãos vinculados às entidades estudantis.
Para se enfatizar a idéia principal da educação das crianças, é necessária a interação de professores e pais com o universo das crianças, e neste contexto cabe aos pais e professores, este último corpo principalmente, entender conceitos que não só viabilizem, mas melhorem a boa prática docente em sala de aula. Conceitos estes que envolvam a criança, a educação infantil e o ensino fundamental.
É muito comum se observar crianças de diferentes idades em uma mesma sala, e muitos veem isso como erro, outros como acerto, mas o que há de se apontar é que sendo acerto ou erro as crianças interagem entre si, justificadamente por serem crianças, o que remete ao conceito de criança, que, conforme especificado por diversos autores, em bibliografia consultada para realização desta, a criança é o ser humano no inicio de seu desenvolvimento, adaptável a qualquer ambiente, a quaisquer pessoas, tornando assim fácil o acesso à educação em qualquer âmbito. A criança tem caracterizado o seu tempo, ou período, através da infância que se estende do 0 aos 12 anos de idade. É nessa fase que os especialistas em educação compreendem a contextualização da educação infantil na idade certa.
Visto que a criança é um ser que tende a se desenvolver mediante o seu meio e as condições adequadas, tanto intelectual ou fisicamente referidas, cabe à educação infantil proporcionar momentos e etapas que definam e viabilizem o correto processo de educação na infância do indivíduo, arcando com preparo e determinação de seus agentes, pais e professores, principalmente. A educação infantil, educação pré-escolar ou educação pré-primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório, ou ensino fundamental, visto que é nesse período ou etapa que os pequeninos têm a sua bagagem educacional formada. Extraí-se desse período o estímulo das crianças, através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização, preparando o intelecto e o físico do pequeno para a próxima fase de sua vida acadêmica.
Por ser ministrada em diferentes tipos de ambientes, estabelecimentos educativos de vários tipos como berçários, creches, pré-escolas, jardins de infância, infantários ou jardins-escola, essa etapa da educação exige muito preparo dos seus docentes ou ministros do conhecimento e prática educacional, pois há de se ver que é nessa etapa da educação que ocorre o preparo nas vias de fato do futuro discente no próximo nível, ou educação fundamental, que hoje consiste em um etapa da educação básica, tendo uma duração de nove anos, e de cunho obrigatório para crianças entre 6 e 14 anos de idade, conforme projeto de lei o 1º ano de educação infantil foi integrado ao restante dos anos de educação fundamental.
...