Autismo e Educação
Por: Luabarreto • 15/5/2015 • Monografia • 2.255 Palavras (10 Páginas) • 1.593 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO DE ESTUDOS E ACOMPANHAMENTO PSICANALÍTICO E PSICOPEDAGÓGICO
LUANA DE CARVALHO BARRETO
A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E AUTISMO
SALVADOR
2015
LUANA DE CARVALHO BARRETO
A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E AUTISMO
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Docência Superior Turma II, na disciplina de Monografia e Métodos de Pesquisa em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Docência em Nível Superior, como requisito para avaliação final do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da disciplina ministrada pela Professora Dr.ª Silvia Santana.
.
SALVADOR
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4
1.1. PROBLEMA DE PESQUISA.........................................................................5
1.2. OBJETIVOS:....................................................................................................5
1.2.1. Objetivo geral...................................................................................................5
1.2.2. Objetivos específicos........................................................................................5
1.2.3. TIPO DE PESQUISA: Procedimentos Metodológicos................................5
1.3. CRONOGRAMA..............................................................................................7
1.4. JUSTIFICATIVA..............................................................................................8
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................9
3. REFERÊNCIAS...................................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo é um projeto de pesquisa acadêmica, elaborado para atender ao requisito de conclusão do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Docência em Nível Superior, ao qual dará suporte à construção de um artigo científico que traz como tema A atuação psicopedagógica e autismo. O estudo tem por objeto de investigação “A atuação do psicopedagogo nas instituições escolares com relação ao processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas, ou seja, como o psicopedagogo pode atuar neste espaço”.
A finalidade principal deste projeto é compreender e explicar a atuação deste profissional nas instituições escolares, afinal a criança autista requer uma atenção diferenciada para que possa se desenvolver no que diz respeito à sua aprendizagem. Visto que, a atuação psicopedagógica perpassa o processo de estimulação da aprendizagem, subsidiando a inclusão. Além de que este profissional é responsável por estimular o processo ensino-aprendizagem escolar, ao mesmo tempo em que deve e pode mediar outros tipos de aprendizagem, bem como interação social. Toda essa atuação deve ser concomitante com a equipe pedagógica da escola, sendo ela coautora de ações e informações necessárias para um resultado positivo. Sendo assim para atender a essas inquietações no que tange à atuação do psicopedagogo nas instituições escolares no processo de aprendizagem de crianças autistas, teremos os objetivos nas páginas posteriores que contemplarão aos questionamentos levantados.
TEMA DO PROJETO DE PESQUISA:
- A atuação psicopedagógica e o autismo
1.1. PROBLEMA DE PESQUISA
- Como o psicopedagogo pode atuar nas instituições escolares com relação ao processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas.
1.2. OBJETIVOS:
1.2.1. Objetivo geral
- Demonstrar a atuação do psicopedagogo no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas em instituições escolares.
1.2.2. Objetivos específicos
- Elucidar a importância e o papel do psicopedagogo no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas;
- Relacionar a atuação do psicopedagogo com a criança autista, de modo a contribuir no processo de ensino-aprendizagem;
- Descrever a atuação do Psicopedagogo no processo de ensino-aprendizagem em instituições escolares com crianças autistas, contribuindo na inclusão escolar desta criança.
1.2.3. TIPO DE PESQUISA: Procedimentos Metodológicos
Ao começar a detalhar o percurso metodológico que percorremos no exercício da pesquisa efetivada, buscamos um conceito do que é pesquisa. Segundo Marconi e Lakatos (2002) a pesquisa é “um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que solicita um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais” (2003, p. 155). Para investigar e conhecer qualquer realidade na educação é necessário uma ampla reflexão acerca dos dados encontrados, pois através desses se adquiri algumas respostas que servirão para elaboração do conhecimento. Mas essas respostas não se apresentam com tanta exatidão, por isso o cuidado com o tratamento das informações é essencial para não construirmos ideias equivocadas de determinada realidade. Ludke e André, afirmam que:
Para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Em geral, isso se faz a partir de um problema, que ao mesmo tempo desperta o interesse do pesquisador e limita sua atividade de pesquisa a uma determinada porção do saber, a qual se compromete a construir naquele momento. (LUDKE; ANDRÉ, 1986, p. 1-2)
Através das ideias de Ludke e André (1986), podemos compreender que nenhum conhecimento é formalizado sem antes haver uma busca e análise de informações sobre o contexto em que se deseja descobrir algo. Dessa maneira a pesquisa acaba se fundamentando em fatores sociais e históricos, já que as informações que se colhem preservam os aspectos principais de determinado contexto social em uma determinada época. Para a realização deste trabalho optamos por uma pesquisa indutiva, bibliográfica e explicativa por melhor adequar-se ao projeto de pesquisa.
...