TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Discursiva de LIBRAS

Por:   •  22/3/2019  •  Dissertação  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE LIBRAS 01

EXISTEM OS TERMOS DEFICIENTE AUDITIVO E SURDO. CONSIDERANDO-SE O DECRETO 5.626/05, REDIJA UM TEXTO ARGUMENTATIVO, ENTRE 10 E 15 LINHAS, DESTACANDO QUAL O MELHOR TERMO PARA DENOMINAR O SUJEITO, EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO. BUSQUE EVIDENCIAR POR QUE A EDUCAÇÃO VEM DESTACANDO TAL TERMO COMO O MAIS COERENTE, FAÇA A DIFERENCIAÇÃO ENTRE O SURDO  E O DEFICIENTE AUDITIVO TENDO O DECRETO N. 5.626 E A CULTURA COMO BASE.

TEXTO

QUESTÃO DISCURSIVA: É comum as pessoas confundirem o termo surdo com deficiente auditivo, porém, os dois tem seus significados diversificados de acordo com o decreto 5.626/05. A pessoa com deficiência auditiva é aquela que nasceu sem nenhum problema na audição e com o tempo devido alguma doença, adquire a deficiência, no entanto já aprendeu a se comunicar oralmente, e com a ajuda do aparelho auditivo consegue escutar e se comunicar sem precisar usar a Libras, e em alguns casos, é preciso que aprenda a Libras para conseguir se comunicar, enquanto a pessoa surda, já nasce assim sem a audição e tem a Libras como seu principal meio de comunicação.  Quando se diz respeito a educação, precisamos então ter o mínimo de sensibilidade ao se dirigir ao individuo que tem essa deficiência auditiva ou até mesmo a surdez, pois, se não fosse o preconceito, não haveria problema algum, no entanto em muitos dos casos o surdo não gosta de ser chamado de deficiente auditivo e vice- versa, pois se acham ofendidos,  por isso não podemos utilizar apenas um termo para nos referirmos ao surdo ou a pessoa com deficiência auditiva pois precisamos respeita a vontade de cada um.

A aquisição da perda auditiva não pode ser parâmetro para diferenciação pois tanto a surdez quanto a deficiência auditiva podem ser congênitas ou adquiridas. A questão pedia para a diferenciação fosse feita com base no texto do Decreto e na cultura/identidade dos sujeitos surdos e deficiente auditivo. Faltou responder “Qual o melhor termo para denominar o sujeito em relação a educação’’. Existe sim um termo, considerado o mais coerente e uma justificativa para isso. (resp. da professora)

 QUESTÃO DISCURSIVA: É comum as pessoas confundirem o termo surdo com deficiente auditivo, porém, os dois tem seus significados diversificados de acordo com o decreto 5.626/05. A pessoa com deficiência auditiva é aquela que nasceu sem nenhum problema na audição e com o tempo devido alguma doença, adquire a deficiência, no entanto já aprendeu a se comunicar oralmente, e com a ajuda do aparelho auditivo consegue escutar e se comunicar sem precisar usar a Libras, e em alguns casos, é preciso que aprenda a Libras para conseguir se comunicar, enquanto a pessoa surda, já nasce assim sem a audição e tem a Libras como seu principal meio de comunicação. Mais quando se diz respeito à educação, o decreto 5.626/05, une ambos os termos em apenas um, pois o termo “SURDO” é o mais coerente para nos dirigirmos as pessoas que possuem essa perda auditiva, pois como as pessoas normais têm um termo certo para serem chamadas, pelo fato de ouvirem, que no caso é o termo “OUVINTE’’, os surdos também carecem de um único termo que os tragam respeito e os trate como um ser social que tem sua cultura, seus costumes e seus direitos garantidos por lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com