BRINCANDO NO MUNDOI MÁGICO DA LITERATURA
Por: albertodelta • 13/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.519 Palavras (7 Páginas) • 223 Visualizações
Projeto de Literatura
BRINCANDO NO MUNDOI MÁGICO DA LITERATURA
“O saber sozinho gera tristeza e desmotivação.
É preciso sonhar e cultivar a fantasia e a imaginação”
Cassange/Maraú – Bahia
2015
Identificação do Projeto
ESCOLA: Municipal Maria Adelaide de Jesus Santana
ENDEREÇO: Praia do Cassange
NOME DO PREJETO: Brincando no mundo Mágico da Literatura
AUTORES DO PROJETO: Grupo gestor e corpo docente
PUBLICO ALVO: Alunos e comunidade como todo
EXECUÇÃO DO PROJETO: Decorrer do II Semestre
DIRETORA: Joana Maria Oliveira Santos
VICE-DIRETORA: Evalda Soledade Ramos
CORDERNADORA PEDAGÓGICA: Cristiana Conceição Santos
DOCENTES: Ivani Matos, Maria de Lourdes, Magda Ângela, José Alberto, Noelia Ventura
Cassange/Maraú – Bahia
2015
Sumário
1 - Introdução
2 - Justificativa
3 – Objetivos
3.1 – Geral
3.2 – Objetivos específicos
4 – Metas
5 – Metodologia
a. Educação Infantil
b. 1º e 2º ano
c. 3º e 4º ano
d. 5º ano
6 – Recursos
7 – Avaliação
8 - Referências
________________
1 - Introdução
O presente projeto intitulado Brincando no Mundo Magico da Literatura nasceu a partir do olhar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Maraú, observando a necessidade de se trabalhar de forma integrada e participava de modo a “mexer” com o imaginário dos alunos, por meio de atividades socioculturais desenvolvidas dentro e fora da escola utilizando-se dos mais diversos autores, escritores e gêneros literários, e familiarizando-se com essas diversas linguagens trazidas por eles. Este destina-se ao publico do Ensino Fundamental, tem a proposta inicial de fomentar o habito da leitura e fazendo assim retroceder todas as dificuldades com relação a leitura e produção textual, sem que o aluno tenha que sair de seu ambiente social para superação dessas dificuldades. Nessa perspectiva este trabalho atua prioritariamente junto ao público discente, publico esse com maior índice de inaptidão a leitura, dinamizando dessa forma a interação e contato direto do aluno com o significativo mundo da literatura.
O projeto não trata de mera exposição de livros, onde o aluno é coadjuvante e o ator principal são os instrumentos utilizados para levar o conhecimento. Todo instrumento aqui utilizado é visto como uma ferramenta que possibilitará a democratização do conhecimento, onde será possível “mexer” com nosso imaginário e com o dos alunos, esses que são o foco principal dessa educação de qualidade. Já o aluno terá a possibilidade ampliar seus horizontes e diversificar conhecimentos, através da leitura de diferentes gêneros discursivos.
Nesse sentido a educação assume seu verdadeiro papel, o de incentivar o pensar, o agir e trabalhar de maneira autônoma na busca do conhecimento, assumindo assim a condição de sujeito da aprendizagem, do trabalho e da cultura do meio em que vivem.
2 - Justificativa
A democratização do conhecimento é essencial para o desenvolvimento educacional, econômico e social da nação, assim sendo é fundamental promover a integração do cidadão através de canais que facilitem sua participação e produção desse conhecimento.
A leitura não pode se tornar obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação, resume-se a simples enfado. O ato da leitura é fundamental para pratica de produção de texto. Pois acreditamos que o fracasso na produção de texto se deve justamente ao fato de haver pouca leitura. Acreditando que a leitura pode ser uma atividade deflagradora da produção textual e do aumento da bagagem cultural, buscamos alternativas de trabalho para essas aulas, conjugadas com as modernas tecnologias, transformando o ato passivo frente ao texto literário em atividade participativa da criação.
3
...