BRINQUEDOTECA, A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Por: deusagrega • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 812 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
INTRODUÇÃO:
Ao longo dos tempos as mudanças ocorridas na sociedade possibilitaram as crianças serem vistas com crianças, dando a elas o direito de brincar. Por meio da brincadeira a criança adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais e sociais, A brinquedoteca escolar é um lugar feito para que a criança brinque livremente, um lugar onde ela se sinta respeitada, que possa descobrir o brinquedo a sua maneira e pelo tempo que achar necessário.
DESENVOLVIMENTO
Toda criança deve viver como criança, aprender é muito importante para seu crescimento, mas essa aprendizagem deve ser um momento de prazer e não uma obrigação. Para que a criança aproveite ao máximo esta fase a melhor maneira é dar a ela um lugar que seja estimulador, que a envolva, que o aprender possa despertar a sua curiosidade de forma gradativa. Para a criança, o contato físico, o social e a comunicação são fundamentais no seu desenvolvimento e uma das maneiras mais eficazes para ela estabelecer estes contatos é através da brincadeira. A brincadeira possui um fim em si mesmo, ou seja, surge livre, sem forçar a criança a fazê-la. As crianças possuem diversas razões para brincar, sendo uma delas o próprio prazer. Além disso, a brincadeira está ligada também aos aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo.
Estudos feitos mostram que os meninos tendem a brincar mais com os meninos e as meninas com meninas, os meninos buscam mais brincadeiras sociais se interagindo com o mundo real, já as meninas brincam mais buscando o lado afetivo, deste modo percebemos que a maneira de criar o ambiente para brincar sempre vai de acordo com o sexo. Isso não pode continuar as brincadeiras devem propor condições que favoreçam o convívio de meninos e meninas tornando os sociáveis e capazes de interagir uns com os outros independentes do sexo.
A brinquedoteca propõe a criança, um mundo de descobertas e esse lugar nada mais é que uma porta para esse mundo grandioso e cheio de surpresas. Infelizmente hoje em dia a maioria das crianças nem sabem o que é uma brinquedoteca, algumas já ouviram falar, mas não sabem ao certo para que servem. Em uma entrevista feita há poucos dias podemos notar como esse assunto é pouco conhecido até mesmo nas escolas, embora algumas crianças soubessem ou imaginavam como seria a brinquedoteca alguns nem faziam ideia sobre o que eu estava falando, quando perguntei a uma criança o que ela achava que era uma brinquedoteca teve algumas duvidas, mas respondeu ser uma biblioteca de brinquedos e que esse lugar deveria conter brinquedos que prendessem a atenção das crianças. Que tivesse brinquedos educativos e que fosse um lugar onde se aprendia brincando. Mas acrescentou que na sua escola não tinha um lugar reservado para esse fim. Neste mundo moderno vemos a infância ser arrancada de nossas crianças, muitas vezes a própria família coloca tarefas como cursinhos, aula de línguas para que a criança ocupe seu tempo e assim os pais podem trabalhar despreocupados, ou muitas vezes a própria criança precisa deixar até mesmo os estudos para ajudar em casa, precisa trabalha para garantir o alimento de cada dia, mas a consequência disso tudo é o desrespeito com a criança com a vida dela, onde fica a vontade dela e o direito de passar momentos prazerosos na casa de um amiguinho ou ate mesmo na rua jogando bola? Os pais planejam um futuro brilhante para as crianças, e assim acabam vivendo um presente sobrecarregado de coisas que são necessárias sim, mas tudo no seu tempo.
...