A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTO JUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO
Por: Camila Lara • 2/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.042 Palavras (9 Páginas) • 447 Visualizações
[pic 1]Anhanguera Uniderp Educacional
Unidade de Sorocaba
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Curso de Pedagogia
4° Semestre
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
Camila Lara Rodrigues de Camargo - 3444948290
Tutora: Nelly Carla Reis Barros
Sorocaba
2017
SUMÁRIO
- Introdução ...................................................................................3
- Escolha do tema............................................................................4
- Desenvolvimento ..........................................................................6
- Conclusão ......................................................................................8
- Bibliografia ...................................................................................10
INTRODUÇÃO
A primeira coisa que associamos quando falamos em criança é a brincadeira. Por este motivo o plano de ação vai ser elaborado dando ênfase a brinquedoteca, explicando sua importância na Educação Infantil, e o quanto as brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, tratando o brincar como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos de inserção na escola, trabalhando a aprendizagem com o lúdico.
Mostrar a importância da brinquedoteca criada na escola citada sendo um meio essencial na construção da aprendizagem.
A importância de implantar uma brinquedoteca na Educação Infantil
A brinquedoteca é um espaço de aprendizagem e desenvolvimento, ele ensina e desenvolve. Uma brinquedoteca é baseada em teorias. È um espaço de desenvolvimento de afetividade, de social e da personalidade da criança. Para uma criança é muito importante pois cria vínculos , aprende a conviver com as outras pessoas, interagem, trocam brinquedos, interagem com brinquedistas, interagem com crianças de uma faixa etária diferente.
Através de um brinquedo uma criança começa a reorganizar, ela mostra seu lado afetivo, acontece uma troca de experiência, uma afetividade, uma coletividade.
Mesmo que estas brincadeiras seja m consideradas livres na brinquedoteca as crianças brincam com um objetivo intrínseco, planejado pelo brinquedista, elas vão aprender e construir um conhecimento sem perceber.
A brinquedoteca é um lugar lúdico e com vários brinquedos, de tamanhos, cores e formas diferentes, onde as crianças poderão explorar o mundo do “faz de conta” através da ludicidade, onde interpretarão situações da vida real, estimulando a criatividade, imaginação e descobrindo sua capacidade através da interação com outras crianças, descobrindo que a maneira de pensar do outro é diferente.
A melhor forma de ter sua atenção é através do lúdico, o ensinar tem que agradar, tem que prender a atenção do aluno.
Problema detectado
Enganam-se pessoas que acham que brincar está relacionado só no pré-escolar, ela deve se estender e perpetuar no ensino fundamental com brincadeiras adequada a faixa etária de idade.
Verificou se que os professores não se utiliza e nem trabalha com o lúdico por falta de base teórica sobre o assunto e ficam inseguros em colocá-los em pratica, apesar de ter vários exemplos comprovados e reconhecidos o valor das atividades lúdicas.
Objetivos a serem alcançados com a implantação de uma brinquedoteca
Desejamos criar um espaço para realizar atividades pedagógicas com as crianças. Nesse espaço usaremos brinquedos educativos, de literatura infantil, materiais para pintura, recorte, colagem e atividades manuais diversas, todos selecionados para o desenvolvimento de habilidades voltadas para a prática da organização, da cooperação, da socialização, da troca, da ajuda mútua, partilha e coordenação motora, assim como para o aprimoramento da comunicação interpessoal.
Qual a importância do brincar e da literatura para as crianças que frequentam a Educação Infantil?
Brincar é um direito da criança e tem uma grande importância para seu desenvolvimento, é brincando que elas se comunicam e descobrem o mundo.
Porém a escola tem que estar organizada de forma a incentivar a imaginação e as brincadeiras. Brincar com qualidade e em um espaço adequado, com materiais que estimulem a sua criatividade, perceber a sua necessidade e assim entender e estimular a brincadeira.
Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que,
[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.
A literatura infantil deve ser utilizada nas escolas para despertar o gosto pela leitura, pois ela desenvolve a imaginação, a emoção, os sentimentos, a expressão, o movimento.
E é muito importante que as crianças tenham este momento, tenham um espaço para se entregarem no mundo da leitura.
segundo Carvalho:
Proponho que a sala de leitura seja um local de consulta, de estudo e de entretenimento para a comunidade escolar; seja dirigida por uma professora especializada, em tempo integral, cujo trabalho possa ser articulado com as atividades de sala de aulas; deve estar localizada em um espaço próprio, amplo, atraente e agradável, que ofereça condições satisfatórias para guardar do acervo e de conforto para os eleitores. Essas transformações dependeriam de recursos financeiros? Sim, mas não se pode oferecer educação de qualidade a preço vil. (2008, p.83).
...