Brincando de Ler
Por: veracence • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 962 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
BRINCANDO DE LER E ESCREVER
1. APRESENTAÇÃO
Situação-problema 2 - Escola urbana
Em uma escola pública, localizada numa comunidade de uma periferia de um grande centro urbano, o Professor Geraldo se vê diante do desafio de promover situações de ensino e de aprendizagem, que promovam o desenvolvimento das competências relacionadas à leitura e à produção textual. Considere o seguinte contexto:
1. Elevado número de salas de aula na unidade escolar.
2. Cada sala tem em média 40 alunos.
3. O professor atua sozinho (sem auxiliares).
4. Público- alvo: alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
5. Há, em média, um aluno de inclusão por sala com déficit intelectual.
6. Em estudo prévio realizado, verificou-se que 20% dos alunos não foram alfabetizados plenamente.
7. Não há biblioteca.
8. Não há recursos audiovisuais.
9. A escola está inserida numa comunidade com carências econômicas, sociais e culturais.
10. Ausência de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento humano, por exemplo, saneamento básico precário, atendimento deficitário (poucos profissionais da área da saúde).
11. Associação de pais e mestres é atuante no sentido de encontrar soluções para as carências identificadas.
12. O gestor da escola, em parceria com uma ONG, promove eventos para captação de verbas a fim de melhorar os recursos didáticos (compra de livros, construção de cantos de leitura, jogos, almofadas, tapetes, lápis de cor, caneta, papel, máquina copiadora etc.).
Coloque-se na situação do Professor Geraldo e elabore um projeto didático que promova o desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
2. JUSTIFICATIVA
O processo de ensino/aprendizagem das habilidades de leitura e escrita tem sido muito discutido, principalmente em questões relacionadas a como realizar uma aprendizagem eficaz, que leve o aluno a aprender em diferentes habilidades.
Este projeto se justifica , pois, inúmeras também têm sido as dificuldades encontradas nas escolas públicas e particulares em realizar uma verdadeira relação de ensino/ aprendizagem.
Na escola do educador Geraldo, encontramos alguns impasses: classe numerosa, não há um professor auxiliar, defasagem das habilidades de alfabetização, não há biblioteca, a comunidade é carente, não há recursos audiovisuais.
A habilidade da linguagem oral e escrita é essencial para que o indivíduo seja um cidadão participativo. Por meio dela, é possível trocar ideias, a fim de estabelecer relações interpessoais, promovendo criações de novas visões, interagindo com o meio onde vive, promovendo uma ação transformadora. Cabe à escola, portanto, oportunizar a aquisição dessa habilidade.
O professor deve oferecer os mais diversos tipos de textos, visando sempre estimular o ato de aprender a ler e escrever, então trabalhar com leitura nas séries iniciais é um processo que requer esforços, mas aplicando a metodologia adequada é possível chegar ao objetivo, que é levar os alunos a ler, compreender e refletir sobre o texto lido.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
• Desenvolver a habilidade de leitura e escrita nos alunos do 5º ano do ensino fundamental.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular a criatividade do educando a partir de atividades diferenciadas.
• Escrever e Ler variadas tipologias textuais pertinentes ao ambiente em que a escola está inserida.
4. PÚBLICO ALVO
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I.
I.
5. METAS
✔ Promover a alfabetização de 40 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo, com o intuito de formar cidadãos críticos e participativos, capazes de transformar a realidade de sua comunidade através de sua interação no decorrer do ano letivo.
✔ Ao final do projeto, 90% dos alunos deverão ter adquirido a habilidade de leitura e escrita.
✔ 90% dos alunos deverão identificar, interpretar e produzir diferentes gêneros textuais no término do projeto.
II.
6. METODOLOGIA (este item, assim
...