Brinquedoteca e Elementos Lúdicos
Por: Dsga • 16/10/2016 • Trabalho acadêmico • 642 Palavras (3 Páginas) • 367 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional
Unidade Anápolis
Curso em Pedagogia e Letras
[pic 1][pic 2]
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Introdução à Brinquedoteca e Elemento Lúdico
Dâmaris Santos Gonçalves Alves RA: 8205969970
Jéssica Chaves Santiago RA: 8070828493
Luana Barbosa RA: 9902012352
Anápolis
2015
Dâmaris Santos Gonçalves Alves RA: 8205969970
Jéssica Chaves Santiago RA: 8070828493
Luana Barbosa RA: 9902012352
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Brinquedoteca e o Elemento Lúdico
Trabalho apresentado para a disciplina: Introdução à Brinquedoteca e o Elemento Lúdico ministrada pelo Docente Rosa Sahium do curso de Pedagogia, turma: 4º A, da Faculdade Anhanguera de Anápolis, para obtenção de nota parcial.
Anápolis
2015
O conceito de brincar no aspecto material (o brinquedo) para a criança pode ser qualquer coisa como: O dedo, a voz, uma idéia, uma boneca, uma pedra, um pedaço de pau, e etc. E na perspectiva lúdica a criança não possui intencionalidade e não há interesse em construir certo conhecimento. O essencial está no puro prazer em jogar, o lúdico desperta manifestações de prazer, alegria, descontração e satisfação. No brincar espontâneo a criança aprende a se expressar, se comunicar e demonstrar a sua diversidade cultural, isso nos traz resultados de ações, onde a criança pode brincar de forma livre, onde a criança pode conduzir suas próprias regras.
Porém a intencionalidade do professor é outra, de passar aquela criança aprendizado e conhecimentos, o educador usa o lúdico como estratégias para ensinar ao aluno a se desenvolver de maneira que este não fique somente sobrecarregado da educação formal, (o lúdico se origina do latim ludus que significa brincar), a utilização da ludicidade como método de ensino tem se tornado fundamental durante o processo de aprendizagem de cada aluno,, através do brincar a criança evidencia saberes e interesses, através da brincadeira a criança desenvolve aptidões físicas, mentais, emocionais onde se encontra motivações para o seu desempenho. A criança ao adentrar em uma sala de aula onde se pode desfrutar de um ambiente lúdico, no momento em que percebe todas as cores, cantinhos, letras coloridas, blocos coloridos que lhe mostram números, peças que podem formar prédios e ao mesmo tempo ter letras, todo essa ambiente desperta e incentiva na criança a vontade de estar no ambiente escolar, o que deixa de ser somente obrigação e passa a ser prazeroso, provocando na criança curiosidade do novo, tornando – a ativa e pensante, usando o ambiente lúdico podemos trazer esse desenvolvimento completo a criança, deixando sempre espaço para que a criança seja também transmissora de conhecimento, trazendo suas experiências de casa, seus conhecimentos de jogos e brincadeiras.
...