Brinquedoteca: seus espaços e objetivos
Artigo: Brinquedoteca: seus espaços e objetivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: M28c • 21/9/2014 • Artigo • 481 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
“A briquedoteca propõe uma postura existencial, qual seja o aprender a aprender, uma forma de educação para além da instrução"
POSTADO POR TAIS ROBERTA MAGALHAES REIS ON DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2013
BRINQUEDOTECA: SEUS ESPAÇOS E OBJETIVOS
De acordo com Azevedo, “a briquedoteca propõe uma postura existencial, qual seja o aprender a aprender, uma forma de educação para além da instrução",(...). Partindo desse pressuposto, a brinquedoteca é um ambiente que possibilita ricas vivências, pois neste meio a criança poderá fazer escolhas, poderá expressar seu conhecimento de mundo, ampliar este conhecimento e criar novos conhecimentos, utilizando as diversas possibilidades que um ambiente organizado desta forma proporcionar. Contudo, é importante ressaltar que para a criação deste ambiente não basta apenas à criatividade do professor, pois nem todas as instituições têm a estrutura necessária para que o educador tenha essa possibilidade de organização em sua sala, ou de um espaço coletivo na instituição. Para concretizar o plano de uma brinquedoteca, o professor precisa ou utilizar materiais como sucatas, que precisam de reformas constantes, ou de parcerias com a comunidade e comércios locais. Ou seja, infelizmente a construção desse importante espaço educativo, dependendo da realidade em que a instituição encontra-se, implica muitas dificuldades e desafios.
A brinquedoteca de uma escola de educação infantil pode ser feita em uma sala dividida em ambientes, com espaços que proporcione a criança vivenciar o cotidiano deles fora da escola dentro desse espaço. Exemplo: criar uma vendinha, mini-casa, mini-escritório, mini-consultório médico, veterinário, enfim que possam proporcionar de forma lúdica um aprendizado real dos conteúdos aplicados pelo professor.
Foto tirada da revista nova escola edição Brinquedoteca - Um espaço de brincar
A briquedoteca pode se tornar um espaço para aprendizagem não somente dentro das escolas de educação infantil, mas também e outras instituições como shoppings, supermercados, universidades e faculdades, além dos hospitais. Nas universidades, por exemplo, podemos relacionar a briquedoteca universitária como meio de desenvolvimento de estudos teóricos e práticos tendo como ponto de partida o trabalho pedagógico com o brincar como sinônimo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A compreensão do processo do brincar para aprender é o eixo norteador que possibilita a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, no trabalho pedagógico. No contexto hospitalar, a brinquedoteca é um espaço que, além de oferecer entretenimento, serve de suporte no tratamento das crianças, pois auxilia em questões que envolvem ansiedades e medos e faz com que elas se esqueçam dos complicados procedimentos realizados pela equipe multidisciplinar, minimizando as preocupações dos adultos diante do tratamento das crianças, o espaço também pode ser utilizado para desenvolver atividades com os acompanhantes
...