COMENTÁRIO – ENLACES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COM A LITERATURA INFANTIL
Por: gisleinesilva • 11/2/2017 • Trabalho acadêmico • 729 Palavras (3 Páginas) • 460 Visualizações
COMENTÁRIO – ENLACES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COM A LITERATURA INFANTIL
Tal texto trata-se de um comentário crítico a respeito do texto “Enlaces da Teoria Histórico-cultural com a Literatura Infantil” escrito pela autora Marta Chaves trata-se do capitulo 07 do livro Práticas pedagógicas e literatura infantil. A autora possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp.
O texto possui como tema as ligações existentes entre a Teoria-Histórico Cultural e a Literatura infantil. Tendo como objetivos: estabelecer diálogo e reflexão a cerca das possíveis práticas humanizadora nas instituições escolares; apresentar as possíveis ligações entre o referencial teórico adota pela autora e as intervenções pedagógicas afetas a literatura infantil. Deste modo, as perguntas que nortearão o estudo são: Como caracterizar as praticas educativas educadoras? O que distinguiria uma conduta pedagógica humanizadora de uma conduta pedagógica que não favorece a promoção intelectual das crianças. A fundamentação teórica baseou-se nos pressupostos da concepção Histórica Cultural. Sendo assim, a autora partiu da seguinte tese: é possível desenvolver práticas humanizadora na educação infantil e ensino fundamental por meio da literatura infantil na medida em que o docente conheça os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e os aplique em sua prática pedagógica de maneira sistematizada, porém para isto o professor necessita de tempo para estudar e planejar. Se faz necessário também preocupa-se com a organização do tempo e espaço, bem como, selecionar recursos, materiais e conteúdos de qualidade.
Desta forma, de acordo com CHAVES (2011) práticas pedagógicas humanizantes são aquelas cujos procedimentos metodológicos propõem a ideia da capacidade e potencialidade das crianças no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, outro ponto característico da educação humanizadora é a preocupação com o tempo, o espaço e principalmente com o planejamento levando assim ao reconhecimento da importância da literatura infantil que é simultaneamente conteúdo, estratégia e recurso pedagógico. Deste modo, se faz necessário apresentar ao pequenos as máxima elaborações humanas.
Neste contexto, de acordo com a autora em questão é essencial romper com ideia inicial que se tem de literatura infantil, ou seja, reduzindo-a apenas as histórias e esquecendo-se que a música, a poesia, histórias entre outras diferentes formas de expressão e registro popular que compõem o universo da literatura infantil.
Deste modo, cabe às instituições escolares possibilitar a apropriação por parte das crianças do conhecimento produzido pela humanidade ao longo da história sistematizando-o e mediando a relação entre o indivíduo que está aprendendo e o objeto que está sendo estudado. Sendo assim, é papel da escola.
Assim, é necessário responsabilizar pela prática pedagógica de modo a preocupar-se com o conteúdo e recursos selecionados rigorosamente, pois os elementos culturais escolhidos pelo professor que os educando irão assimilar e por meio deles irão se humanizar na medida em que desenvolvam suas funções psicológicas superiores. Segundo CHAVES (2011,p. 100) é:
“fundamental para caracterizar uma prática educativa humanizadora: que em todos os espaços e a todo o tempo as crianças vejam, sintam, ouçam e realizem algo a partir das máximas elaborações humanas, no que diz respeito à arte, à educação e às ciências”.
...