COMO OS TEMAS TRANSVERSAIS SÃO APLICADOS NAS ESCOLAS
Por: dattalma • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.723 Palavras (15 Páginas) • 388 Visualizações
COMO OS TEMAS TRANVERSAIS SÃO APLICADOS NAS ESCOLAS[pic 1]
PÚBLICA x PARTICULAR
Bruna Tamara Corrêa
Gracieli de Jesus
Professor-Tutor: Maria Perola Cardoso Figueiredo.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED-0646)- Temas Transversais
04/12/2013
RESUMO
Entrevistando diretores e professores foi possível chegar ao fim da pesquisa, realizada a pesquisa como prática real, abordando o problema e a solução de forma qualitativa. Desta forma, será possível chegar a uma visão mais completa sobre a ação disciplinar, que traz o melhor resultado no que diz respeito à aplicação deste tipo de conhecimento em sala de aula. Serão usados também, procedimentos técnicos, por meio de bibliografias, literaturas relativas a tais assuntos e coleta de dados junto à escola Pública e a particular. Os temas transversais foram construídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) por haver um grande aumento de informações absorvidas pelas pessoas todos os dias, onde foi necessário desenvolver métodos e abordagens para desenvolver um conhecimento educativo, então, através dos critérios apresentados foram escolhidos cinco temas transversais: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e saúde. Concluindo, os temas transversais abrangem a importância de se construir um sentido autocrítico no aluno e dar sentido aquilo que aprendem.
Palavras-Chave: Temas transversais. Escola. Alunos.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivos conhecer os Parâmetros Curriculares Nacionais, analisar como os temas transversais são aplicados nas escolas Públicas e Particulares e compreender quais as ações realizadas, as dificuldades para a aplicação e se existe algum tipo de preparação para a aplicação desses temas.
Os temas transversais é um assunto de suma importância para a sociedade. Orientar, alimentar e sustentar a ação educativa significa dar oportunidade aos alunos de discutirem valores sem nenhuma imposição, de modo a evidenciarem a coerência sobre a transversalidade.
No segundo capítulo apresentaremos os parâmetros curriculares nacionais para que se possa iniciar o trabalho e mostrar como começou os temas transversais e, quais os critérios que foram utilizados para eleger tais temas. No terceiro capítulo mencionaremos um breve relato sobre a transversalidade e a interdisciplinaridade, onde sem ela não teríamos uma visão ampla, onde pudesse aperfeiçoar seus conhecimentos de forma integrada. No quarto capítulo, será iniciado os temas transversais onde será revelado os cinco temas, mencionando também, os principais objetivos de cada tema transversal. Já no capítulo cinco é sobre a aplicação dos temas transversais em sala de aula, onde revelaremos quais os procedimentos utilizados para respondermos o trabalho. Para finalizar o desenvolvimento, apresenta-se uma análise de dados no capítulo seis, que será exposto as duas entrevistas realizadas nas escolas, onde a escola pública e a particular revelam seus procedimentos de aplicação dos temas transversais.
2 PARÊMETROS CURRICULARES NACIONAIS
A partir do ano de 1996 os Parâmetros Curriculares Nacionais visam estabelecer diretrizes para o currículo e servir como referência nacional, tanto para a prática educacional, quanto para ações políticas no âmbito da educação.
A inclusão de questões sociais no currículo tem sido discutidas e apresentadas de uma forma a incorporar a aprendizagem e a reflexão do aluno, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) incluem no currículo formas articuladas de buscar flexibilidade nas tendências de hoje, priorizando sempre as diferentes realidades locais e regionais.
Um conjunto a ser inserido no currículo são os temas transversais incluindo temas como ética, educação ambiental, orientação sexual, pluralidade cultural e saúde.
De acordo com os PCN (1996), um dos principais princípios para a escolha dos temas transversais foi de primeiro formar cidadãos conscientes, críticos sobre a realidade e uma sociedade mais justa. Foram estabelecidos critérios para a eleição dos temas transversais, que são os seguintes:
Urgência Social - indica preocupação com questões graves, que sinalize dificuldades para o aprimoramento da cidadania.
Abrangência Nacional - buscou questões que fossem pertinentes em todo o país, não excluindo a possibilidade de que redes de ensino acrescentem outros temas relevantes à sua unidade.
Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental - busca alcançar a aprendizagem nessa etapa de escolaridade, referindo-se em especial a questões de Educação a Saúde, Educação Ambiental e Orientação Sexual.
Favorecer a compreensão da realidade e a participação social – tem finalidade de criar alunos que possam superar indiferenças, intervir de forma responsável e desenvolver a capacidade de solucionar questões na vida coletiva.
3 TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE
Conseguir uma visão mais completa da realidade, de forma a entendê-la sem distorções de seu real significado, e com isto, trazer à tona a possibilidade de reintegrar aspectos que foram separados devido ao formato disciplinar utilizado, faz com que a transversalidade e a interdisciplinaridade sejam métodos fundamentais para se trabalhar o entendimento do conhecimento de maneira aprimorada.
O direcionamento tomado pela transversalidade visa agregar ao currículo escolar o conhecimento que não está disposto na prática disciplinar convencional, de modo a não excluir as disciplinas já existentes.
Como menciona Siegel (2012, p.45), ‘trans’ tem o significado de tudo aquilo que está além das disciplinas. A transversalidade está voltada a estabelecer métodos para aprender sobre a realidade e questões da vida real e suas transformações.
A palavra ‘inter’ apresenta diversas formas de interpretação. Algumas destas colocações estão ligadas a reciprocidade, disciplina, instrução e troca. Desta forma, entende-se que interdisciplinaridade é a reciproca entre as disciplinas com a finalidade de se expressar uma verdade única para se chegar a uma melhor compreensão das informações.
...