COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR DEMOCRATICO
Por: Hanne Wilza • 4/10/2018 • Projeto de pesquisa • 2.332 Palavras (10 Páginas) • 260 Visualizações
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR DEMOCRÁTICO[pic 1]
Hellén de Nazaré Pinto Simões
Jacielma Caldas valente
Larisse Rodrigues Alho
Mardilene Gaia Gomes
Orientadora: Maria Cristiane Lobo Pompeu
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura Plena em Pedagogia (PED 1291) -Seminário da Pratica VIII
28/09/18
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo central observar o gestor escolar no seu meio de trabalho observando suas competências e habilidades utilizadas para superar os desafios que vem a frente. Para isso, como metodologia optou-se por uma pesquisa bibliográfica e observação feita no estágio.O curso que escolhemos como a pedagogia tem competência para atuar no setor de gestão escolar. Com isso o gestor pode desenvolver melhor suas habilidades para exercer melhor a sua função no âmbito escolar. Podemos concluir que a gestão democrática deve ser construída todo dia, desse jeito vai favorecer uma pratica mais participativa nas escolas seja elas públicas ou particulares. Dessa forma ocorrerá a contribuição de uma escola de boa qualidade, onde juntas possam ser capaz de resolver muitos assuntos de forma justa e por igual, onde os trabalhadores se comprometam e caminhem para um mesmo objetivo educacional, que é um aluno com visão mais crítica, que realize a cidadania e possa fazer grandes transformações na sociedade. Conclui-se então que a principal competência do gestor escolar é de ter foco no pedagógico, ou seja, saber trabalhar em equipe, comunicar-se com eficiência, identificar a necessidade de remodelar e estimular a promoção da aprendizagem dos profissionais que trabalham com ele. Sem deixar de lado as atividades de coordenação, acompanhamento do trabalho dos membros de sua equipe.
Palavra-chave: Competências, Habilidades, Gestor, Ensino.
1 INTRODUÇÃO
As transformações ocorridas nas diversas áreas como no trabalho e até na sociedade. Contudo, na educação não é diferente, pois principalmente na área de gestão escolar.
Dessa forma Luck (2000), fala sobre a reformas educacionais tanto no âmbito estadual quanto no municipal, que vem mudando as ações didáticas e as instituições escolares. Podemos perceber também que o tipo de organização tradicional serve de inspiração para que o modelo de gestão seja mais participativa, colaborando para que os alunos sejam cidadãos de visão crítica.
Contudo podemos dizer que gestão escolar se diferencia das outras organizações, pois a sua concepção em coordenar faz grande diferença, o gestor administra a escola com suas competências e desenvolvendo novas habilidades fortalecendo ainda mais o setor educativo.
As questões sobre a gestão escolar é bem abordada pelos autores Paro(1999), Deluiz (2001), Luck (2000), onde irão fundamentar mais um pouco reforçando e mostrando suas ideias a cada assunto citado.
No ramo da educação, vive-se em constante mudanças sempre visando o melhor aprendizado do aluno, a gestão escolar deve torna-se mais criativa e participativa com o auxílio da comunidade e os gestores e o seu corpo docente e discente que atuam na escola.
2 A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
A gestão escolar é uma organização, onde busca atuar, como sendo meio e não um final, onde tem como objetivo focar no aprendizado significativo do aluno, de modo que, no dia a dia vivido na escola, possa desenvolver com a sociedade as capacidades de coordenar sempre utilizando a criatividade, analisando as diversas informações recebidas colocando as ideias com bastante clareza, seja ela de forma oral ou escrita.
O gestor antes de tudo ser capaz e tornar e resolver situações e conflitos, dentre muitas outras qualificações necessárias para a pratica de uma cidadania responsável. Logo o sistema de gestão escolar deve ser focado para os alunos, onde aprendam sobre as coisas do mundo e dele mesmo, alcançando novos conhecimentos necessários e aprendam a empenhar-se a adquirir informações de alta dificuldades relacionados ao meio social, político e cientifico, onde tudo possa colaborar para uma cidadania mais responsável.
A gestão deve ser interpretada como uma atuação real de várias partes como a comunidade escolar, pais professores, estudantes e funcionários na organização. Se faz necessário sua colaboração na elaboração e avaliações de projetos, podendo ainda ter acesso na condução dos recursos vindo para a escola e nos essenciais projetos da escola.
Desse modo podemos observar no plano Nacional de Educação ele abordar sobre a gestão sedo um processo onde a escola ou instituição de ensino deve manter uma boa relação com a sociedade onde está inserida, juntos podem trabalhar para uma educação de qualidade. Como afirma Hora:
Contudo podemos observar que existir muitas discussões ao entorno da gestão, mais ainda a democrática. Sempre querendo mostrar a importância em se ter uma gestão democrática e no quanto é importante para melhoria da educação de nível público. Mostra Luck (2000,p.36)um pouco disso:
A gestão escolar é uma organização, onde visa atuar, como sendo meio e não um final, onde tem como objetivo focar no aprendizado significativo do aluno, de modo que, no dia a dia vivido na escola, possa desenvolver com a sociedade as capacidades de coordenar sempre utilizando a criatividade, analisando as diversas informações recebidas colocando as ideias com bastante clareza, seja ela de forma oral ou escrita. O gestor antes de tudo ser capaz e tornar e resolver situações e conflitos, dentre muitas outras qualificações necessárias para a pratica de uma cidadania responsável. Logo o sistema de gestão escolar deve ser focado para os alunos, onde aprendam sobre as coisas do mundo e dele mesmo, alcançando novos conhecimentos necessários e aprendam a empenhar-se a adquirir informações de alta dificuldades relacionados ao meio social, político e cientifico, onde tudo possa colaborar para uma cidadania mais responsável.
O objetivo de uma gestão democrática é sempre dar chances para aprendizagem e novas experiências no setor de educação, sempre revendo a necessidade de cada aluno, para que desse jeito possam poder superar desafios, sendo eles de forma individual ou coletivo. A Constituição Federal de 1988 foi um importante marco para a democratização da educação. A constituição junto com a LDB (lei 9394/96) vieram e reforçaram juntas o movimento da gestão democrática.
3 LEI QUE REGEM A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA
Como explica a Constituição Federal (1988), onde fala sobre onde devem ser feitas as devidas mudanças no setor de gestão escolar, para que elas sejam colocadas em práticas de modo eficaz e de boa qualidade. Em relação aos assuntos da constituição relacionados a educação sempre aborda de uma maneira onde a educação seja sempre de boa qualidade, pois a gestão educacional dever ser cooperativa, ter um bom planejamento e ser responsável e democrática.
...