CONHECENDO A CALCULADORA
Por: Camila Vieira • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 957 Palavras (4 Páginas) • 161 Visualizações
ESTIMAR E
INTERPRETAR
NOMES: Camila Vieira dos Anjos
Eliane Iranço Sant’Ana
Ivonete Aparecida Gomes Conceição
Leiane Lima do Nascimento
Tais Rodrigues de Souza
Viviane Costa Sousa
CONHECENDO A CALCULADORA
O objetivo desta aula é de que os alunos conheçam a calculadora e algumas funções de suas teclas.
A proposta em sala de aula foi pedir para os alunos trazerem uma calculadora de casa e assim, começamos a explorar as teclas da calculadora:
Tecla do sinal de adição, multiplicação, divisão, subtração e igual.
No primeiro momento de forma lúdica e sem nenhum tipo de comando, deixei os alunos teclando e explorando a calculadora a vontade.
Em um segundo momento da aula comecei a direcioná-los com pequenas operações matemáticas, de cada uma das 4 operações
Ex: 1 + 9 = 10
2 * 7 = 14
8 – 2 = 6
6 \ 3 = 3
MULTIPLICAÇÃO COM REAGRUPAMENTO COM NUMEROS DE DOIS ALGARISMOS
Já nesta parte da aula tivemos como objetivo fazer com que os alunos compreendem – se a estrutura da multiplicação, associar os conhecimentos prévios a novos conhecimentos, estimular o raciocínio logico
Em sala de aula foi proposto com auxílio de uma tabuada, verificar o nível de conhecimentos prévios dos alunos sobre a multiplicação. Após a verificação, percebi que boa parte deles já tinha um bom conhecimento sobre a tabuada, estando assim aptos a adquirir os novos conhecimentos, sempre frisando a estrutura das ordens decimais. Por último, a aplicação de atividades de fixação.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
ESPAÇO E FORMAS: FIGURAS PLANAS
O objetivo deste tema foi fazer o aluno reconhecer e construir figuras planas observando o meio em que vive, e exercitar o pensamento geométrico, e logico, através de jogos como o tangram e os blocos lógicos.
Foi proposto em sala de aula, após a verificação de conhecimentos prévios dos alunos sobre figuras geométricas, começamos a trabalhar com eles as figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo círculo etc.) e como podemos encontrá-las no mundo em que vivemos:
Ex: A lousa, a carteira onde eles estão, a porta da sala etc....
[pic 8]
Em um segundo momento após a explicação das figuras comecei a trabalhar com eles, o uso do tangram, e dos blocos lógicos, de maneira lúdica, para assim eles terem melhor raciocínio logico para eles terem uma melhor fixação sobre as figuras planas.
ATIVIDADE: SOPA DE PEDRAS (BLOCOS LÓGICOS). As crianças são dispostas em círculo, e uma delas é designada como “cozinheira”. O material é oferecido para explorarem livremente. Em seguida, o professor pede que coloquem as peças no chão, no meio da roda, e diz:
_ vamos fazer de conta que estas peças são pedras e que nós vamos fazer uma sopa com elas para um bicho muito esquisito que gosta de comê-las! A criança “cozinheira” pede uma pedra para pôr na sopa, falando sobre uma das peças dos blocos. Ela deve levantar a maioria dos atributos da peça, se não mais de uma peça lhe será entregue, por exemplo: se a “cozinheira” falar vermelho, grosso, as crianças podem pegar qualquer forma, de qualquer tamanho.
Espera-se que as crianças percebam que todas as peças dos blocos lógicos são diferentes entre si e que, para determinar cada uma, é preciso falar de suas características.
...