Carta Pedagógica
Por: marcosluhan • 5/6/2018 • Relatório de pesquisa • 632 Palavras (3 Páginas) • 1.290 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR MARIANO DA SILVA NETO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd)
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO DE PESQUISA
PROFESSORES: MARIA DIVINA E ELMO LIMA
CARTA PEDAGÓGICA
FRANCISCO MARCOS PEREIRA SOARES
TERESINA
2017
CARTA AVALIATIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA DISICIPLINA DE PLANEJAMENTO DE PESQUISA DE 2017.1
A disciplina de Planejamento de pesquisa no âmbito do mestrado em Educação foi imprescindível para o desenvolvimento de diversas habilidades concernentes a pesquisa em Educação.
A organização da disciplina possibilitou-me refletir sobre os diversos conceitos de conhecimentos e os percursos que se percorre para se chegar a conhecer algo. Nesse sentido, lemos muitos textos, apresentamos painéis e seminários, discutimos os tipos de conhecimentos, correntes cientificas sobre a maneira de conceber ciências e as formas de conhecer o conhecimento. Tivemos também a oportunidade de revisitar nossos projetos de pesquisa, refletir sobre nossas metodologias de pesquisa e reformular nossos objetos. Além do que realizamos a análise de dissertações e apresentamos de forma que pudéssemos perceber como se constrói tal texto.
Considero que as referencias bibliográficas utilizadas foram pertinentes e nos deram aporte para refletir acerca do conhecimento cientifico, sobre métodos de pesquisa e sobre os tipos de pesquisa. Desta maneira, acredito que a disciplina contribuiu positivamente com nossa formação no mestrado nos dando a possibilidade de melhorarmos nossa prática como pesquisadores.
Em relação à metodologia de ensino adotada na disciplina de Planejamento de pesquisa, reflete-se que foi muito significativa para nossa formação como pesquisadores, pois fizemos leituras, debates, painel, seminários, analisamos trabalhos e escrevemos sobre eles, além do que tivemos a oportunidade de socializar nossos objetos de pesquisa. Ressalta-se a boa interação com os professores o que contribuiu muito para que acontecesse o diálogo permanente, a flexibilidade do planejamento, construção conjunta de conhecimentos e o bom êxito das atividades propostas. Falando sobre as atividades propostas, é cabível dizer que foram importantes, contribuindo para reflexões, debates e socialização de saberes entre alunos e também com os professores da disciplina.
Diante de tantas atividades, é importante falar também acerca dos processos de avaliação adotados ao longo da disciplina. As atividades orais e escritas foram importantes para que os professores percebessem nossa desenvoltura frente ao ato de pesquisar, de ler, de debater, de refletir e escrever a partir de leituras propostas, entre outras formas de avaliação. Portanto, considera-se que os processos avaliativos manteram uma dimensão formativa em todos os momentos considerando os avanços de cada um de nós à medida que a disciplina acontecia. Nesse sentido, não tenho ressalvas sobre a postura adotada pelos professores em relação à avaliação.
...